Por: Fabiano Peixoto
A Prefeitura Municipal de Marataízes anunciou oficialmente na tarde desta segunda-feira (05), a interdição das Ilhas de Itaputera e dos Ovos. Por precaução, passa a ser proibido o fluxo de pessoas nesses locais.
A interdição foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 01/06, através do Decreto nº 3.179/2023, que estabelece normas para enfrentamento do Estado de Emergência, para prevenção e para o combate à propagação de doenças transmitidas pelo Vírus da Influenza Aviária H5N1. A medida segue orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). Veja abaixo:
A interdição já era esperada desde foram encontraram dezenas de aves silvestre mortas nas Ilhas da Itaputera e dos Ovos, entre os dias 24 e 26 de maio, pelos Agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Em entrevista ao G1/ESTV na última segunda-feira (29), o Secretário Estadual de Agricultura, Enio Bergoli da Costa, afirmou que por motivos de precaução, prepararia portaria proibindo o fluxo de turistas, banhistas e mergulhadores nessas ilhas.
Ilhas Interditadas
A Ilha dos Ovos (Ilha Branca), em Marataízes, faz parte de um conjunto de cinco ilhas capixabas que recebem um terço de toda a população. São mais de 15 mil aves que visitam o Estado para a reprodução. Um verdadeiro berçário mundial das andorinhas-do-mar. No período de 15 de abril a 15 de outubro, uma resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) proíbe a entrada de pessoas nas ilhas para não atrapalhar o período de acasalamento.
Já a Ilha da Itaputera, localizada entre a boca do Rio Itapemirim e o Mar do Atlântico, local conhecido popularmente como Boca da Barra, também em Marataízes, é muito próxima a Ilha dos Ovos, e é considerada uma rota de turismo no balneário do município e que recebe inúmeros visitantes, entre eles, moradores, pescadores e mergulhadores.
Marataízes: prefeitura realiza ações de monitoramento de aves marinhas em ilhas do município
Vídeo: morador de Marataízes encontra ave marinha morta por influenza H5N1, na Praia da Barra