23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Vídeo alerta: dezenas de aves silvestres são encontradas mortas em ilhas de Marataízes e visitações serão proibidas

Por Fabiano Peixoto

Em entrevista ao G1/ESTV nesta segunda-feira (29), o Secretário Estadual de Agricultura, Enio Bergoli da Costa, afirmou que dezenas de aves silvestres foram encontradas mortas em duas Ilhas em Marataízes nesta última sexta e sábado (26 e 27). Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), os locais são utilizados pelos animais para reprodução. Agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) coletaram material para análise.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente já está preparando uma portaria, que deve estar publicada no diário oficial, proibindo o fluxo de turistas, de banhista, de mergulhadores e de pessoas nessas ilhas.

Clique e veja o vídeo publicada no G1/ESTV

“Nós realmente tivemos um foco mais intenso em aves silvestres em Marataízes sexta e sábado, vários animais mortos. O Idaf coletou amostras e enviou para o laboratório credenciado no pais. Então é possível que ao longo da semana a gente tenha o resultado definitivo. Mas por precaução em relação a esses casos de duas ilhas em Marataízes, a Secretaria de Estado de meio Ambiente estará preparando portaria proibindo o fluxo de turistas, banhistas e mergulhadores nessas ilhas”, disse o Secretário Estadual de Agricultura, Enio Bergoli da Costa.

O Instituto Instituto Estadual de Meio Ambiente também está realizando vistorias em ilhas costeiras onde há reprodução de aves marinhas. No domingo (28), teve ação em Vila Velha e Vitória, e nesta segunda-feira (29) a ação foi feita em Guarapari.

Até esta segunda-feira (29) não há registro de contaminação em humanos e a gripe aviária ainda não chegou ao setor produtivo.

Ilhas em Marataízes – visitações serão proibidas

A Ilha Branca (Ilha dos Ovos), em Marataízes, faz parte de um conjunto de cinco ilhas capixabas que recebem um terço de toda a população. São mais de 15 mil aves que visitam o Estado para a reprodução. Um verdadeiro berçário mundial das andorinhas-do-mar. No período de 15 de abril a 15 de outubro, uma resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) proíbe a entrada de pessoas nas ilhas para não atrapalhar o período de acasalamento.

Já a Ilha da Taputera, localizada entre a boca do Rio Itapemirim e o mar do Atlântico, local conhecido popularmente como Boca da Barra, também em Marataízes, é muito próxima a Ilha dos Ovos, e é considerada uma rota de turismo no balneário do município e que recebe inúmeros visitantes, entre eles, moradores, pescadores e mergulhadores.

Atualização

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualizou nesta segunda-feira (29) que já foram recebidas 102 notificações de pessoas que foram expostas a aves contaminadas. Noventa e dois casos foram descartados, dez pessoas estão em monitoramento sem sintomas e cinco com sintomas, aguardando resultado de exames.

Nesta segunda-feira (29) a Seag confirmou que nove aves contaminadas com a doença foram registradas no estado, sendo uma em Cariacica, uma em Itapemirim, Uma em Linhares, uma em Marataízes, uma em Nova Venécia, uma em Piúma, duas em Vitória e uma na Serra.

No Rio de Janeiro, foram confirmadas três aves contaminadas.

O Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) confirmou o primeiro caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. No estado, a Estação Ecológica do Taim foi interditada após 36 cisnes terem sido encontrados mortos no local.

Até esta segunda-feira (29) não há registro de contaminação em humanos e a gripe aviária ainda não chegou ao setor produtivo.

Fonte: G1/Capixaba News

Vídeo: morador de Marataízes encontra ave marinha morta por influenza H5N1, na Praia da Barra

Marataízes: prefeitura realiza ações de monitoramento de aves marinhas em ilhas do município

 

 

Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
91 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também