spot_img
31.9 C
Vitória
sábado, maio 11, 2024
sábado, 11 maio 2024

Vídeo: morador de Marataízes encontra ave marinha morta por influenza H5N1, na Praia da Barra

Por: Fabiano Peixoto

A cada dia temos a notícia de que mais aves foram contaminadas com o vírus da influenza aviária, o H5N1, no litoral do ES. Um morador do município de Marataízes registrou na manhã desta segunda-feira (22), um vídeo que mostra uma ave da espécie Trinta-réis-bando, que migram por todo litoral do Brasil, sem vida nas areias da praia da Barra.

Jorge Carlos Henrique caminhava pela praia quando encontrou a espécie já sem vida. Ele fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde para a remoção da ave. Veja vídeo abaixo:

Não é recomendado tocar e nem recolher aves doentes.

A Prefeitura de Marataízes através da Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, iniciou uma campanha de combate e conscientização da contaminação do vírus a influenza aviária, o H5N1, no município.

Alerta:

Diante da confirmação de casos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – H5N1 (IAAP), pedimos que ao encontrar qualquer ave (marinha, doméstica, Silvestre/ exótica) morta ou com algum dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória, secreção nasal/ocular, falta de coordenação motora, espirro) notifique imediatamente aos setores responsáveis.

Serviço

Ligue para:

Aves Marinhas: 0800-039-5005

Aves domésticas, Silvestre/exótica: (28) 3529-6058

O que é influenza aviária?

A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.

Entre os sintomas, estão:

  • andar cambaleante;
  • pescoço torto;
  • aspecto abatido;
  • dificuldade respiratória;
  • diarreia;
  • alterações bruscas no consumo de água e ração nas aves de criação;
  • redução na produção ou má formação de ovos.

Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais, aponta o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Humanos podem ser infectados?

Sim, as infecções em humanos podem acontecer, principalmente, por meio do contato com aves contaminadas, vivas ou mortas.

Por isso, o ministério alerta que ao avistar aves doentes ou perceber um grande número de aves silvestres mortas, é preciso acionar o serviço veterinário local ou realizar a notificação por meio do e-Sisbravet.

Não é recomendado tocar e nem recolher aves doentes.

 

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
31.9 ° C
32.2 °
31.9 °
58 %
5.1kmh
20 %
sáb
30 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também