26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

A Fazenda: Thomaz deve ser retirado do ambiente hostil, diz psicóloga – Celebridades

Reprodução

Thomaz Costa

Thomaz Costa, participante de “A Fazenda 14”, demonstrou estar abalado emocionalmente e avisou, no domingo (16), que não quer permanecer no reality da Record. Após alguns comentários dos colegas de confinamento, na madrugada desta segunda-feira (17), especula-se que o ator esteve em risco de suicídio. O iG Gente conversou com uma psicóloga sobre o caso e analisou o caminho tomado pelo Record TV.  

A situação aconteceu na madrugada da segunda-feira (17), quando a Record cortou o sinal do PlayPlus, plataforma de transmissão ao vivo do reality, diversas vezes. Desta forma, as informações do que ocorreu enquanto a plataforma esteve fora do ar não foram explicadas. Os colegas de Thomaz, no entanto, sinalizaram que o ator não estava bem.

A emissora se manifestou sobre
o caso somente no fim da manhã de segunda e disse que Thomaz está passando por “stress emocional”, com quadro “estável” e acompanhamento médico. A Record também pontuou que o ator decidiu voltar para jogo e segue monitorado por uma equipe disciplinar. 

Leila Tardivo, psicóloga integrante do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, diz que o protocolo para um caso como o de “A Fazenda 14” é retirar o paciente do ambiente hostil. “É uma situação que mostra um desequilíbrio, um sofrimento muito intenso. Claro, a equipe da Record olhou e avaliou que ele podia voltar. É possível essa avaliação, mas o protocolo correto, em um caso assim, é de manter essa pessoa em atendimento e longe de uma situação de stress”, explica. 

A especialista entende o peão não querer desistir do programa, já que há um prêmio em jogo, mas afirma que é preciso preservá-lo. Leila aponta que a melhor atitude seria ter tirado Thomaz do jogo e exemplifica: “Uma pessoa que sofre assédio no trabalho não vai trabalhar com assédio, né? Eu já acompanhei vários casos em que ela tem uma licença e fica em um ambiente separado, mais aconchegante, de mais apoio e com tratamento. Não é o melhor, mas é possível”, pondera. 

Vale lembrar que, em junho de 2020, Thomaz Costa disse, através das redes sociais, que sofria de depressão. Deste modo, a psicóloga sinaliza que os ataques morais que o peão já sofreu de alguns participantes no programa podem ter engatilhado o abalo emocional do ex-Carrossel, que também estava fragilizado com a eliminação de Tati Zaqui, aliada e ficante

Deolane Bezerra já havia chamado o peão de falso e fraco após ele decidir trocar o grupo A pelo grupo B. Depois do atendimento médico de Thomaz, a advogada ainda fez comentários
 que podem ter abalado o ator.

“Pode ter sido gatilho, sim, as agressões morais fazem muito mal, não precisa ser física no caso de uma depressão mais severa. E esse momento de maior estresse, que a pessoa precisa ser forte, que precisa ser resiliente, é onde é preciso tomar cuidado com o outro”.

Leila indica que a viúva de MC Kevin e outros participantes que apresentem qualquer tipo de risco para o ator, neste momento de fragilidade, devem ser afastados de Thomaz, além da Record chamar os confinados para uma conversa. 

+ Entre no canal do iG Gente no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

“Alguém poderia chamá-la [Deolane] e, com jeito, apontar que o jogo é importante, mas a vida é mais. Não precisa atacar tanto. Se ela não gosta, fica longe”, analisa a especialista. 

Leila também faz questão de dizer que é muito importante “não ridicularizar o paciente”, algo que Deolane fez. “Temos que cuidar dela e dar apoio, não atacar. É um problema sério, não é uma brincadeira”, afirma a psicóloga. 

A especialista explica que Thomaz deve ser atendido diariamente no reality, já que está em um confinamento, e, se preciso, usar medicação. “Quando um caso desses chega no hospital, o atendimento é feito diariamente. Dependendo do grau, é preciso ser medicado e internado no hospital. Quando não precisa, uma equipe médica vai até à casa da pessoa, orienta a família, porque tem casos que o paciente não fica livre para tomar os remédios, precisa de alguém controlando”, expõe. 

A psicóloga reforça que o cuidado mais necessário é afastar o paciente do ambiente hostil e de situações de stress, além de oferecer apoio e cuidado. “Eu não estou julgando os colegas que atenderam ele, estou trazendo a melhores maneiras de lidar com tentativas de suicídio. Não é uma brincadeira, é um sofrimento que está sendo aberto”, declara Leila. 

Procurada pelo iG Gente, a Record não respondeu sobre ter uma conversa com participantes que hostilizaram Thomaz Costa. A emissora também não se manifestou sobre um possível posicionamento durante a edição do reality, exibida na Record em sinal aberto. No programa desta segunda-feira (17), o estado de saúde do ator Thomaz Costa foi abordado rapidamente por Adriane Galisteu, que repetiu trechos do comunicado emitido pela Record durante a manhã. 

Procure ajuda!


Procure ajuda especializada como o CVV e CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade caso você esteja pensando em cometer suicídio. O CVV ( www.cvv.org.br ) funciona 24 horas pelo telefone 188 e a ligação é gratuita. Há também atendimento por e-mail, chat e pessoalmente. 

Procure ajuda especializada
Pixabay

Procure ajuda especializada

+ Assista ao “Auê”, programa de entretenimento do iG Gente

Fofoca das Celebridades
#Fazenda #Thomaz #deve #ser #retirado #ambiente #hostil #diz #psicóloga
A Fazenda: Thomaz deve ser retirado do ambiente hostil, diz psicóloga

Fonte: Confira mais Entretenimento no IG

Para mais informações A Fazenda: Thomaz deve ser retirado do ambiente hostil, diz psicóloga siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo das celebridades e famosos. Aqui os vídeos e fofocas você fica sabendo primeiro!

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
28.8 °
26.6 °
75 %
1.8kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também