29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Anchieta: 72 crianças com autismo e deficiência intelectual já passaram pelo Serdia

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (02), a Prefeitura de Anchieta contabiliza 72 crianças já atendidas pelo recente implantado Serviço Especializado de Reabilitação para Deficientes Intelectuais e Autistas, o Serdia. Em menos de dois meses de operação, a iniciativa vem possibilitando um atendimento mais humanizado e eficiente para esses pacientes.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo do Serdia são crianças com Deficiência Intelectual (DI) e com Transtorno Espectro Autista (TEA). O serviço é composto por fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e médico.

A novidade funciona de segunda a sexta, na sede da Associação Pestalozzi, no bairro Nova Esperança. Para acessar, é necessário ser encaminhado pelo médico da rede municipal.

A subsecretária da pasta, Cristiane Feitosa, explica que, para utilizar o Serdia, é necessário primeiramente realizar uma consulta com o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro onde reside. Após constatação médica, se detectada a necessidade, a criança é incluída no sistema de regulação e encaminhada para o novo serviço, onde passará por uma avaliação com os diversos profissionais.

O Serdia é um serviço municipal, assim como qualquer outro ofertado pela Secretaria de Saúde. Então o usuário precisa estar cadastrado em uma ESF. Para implantar o novo serviço, Anchieta aderiu a política estadual e cumpriu todos os requisitos estipulados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

“Nosso objetivo é reduzir os obstáculos encontrados pelas famílias de DI e TEA e territorializar o atendimento a esse público. Um serviço que antes era ofertado fora do município, agora é oferecido em nosso município”, destaca Feitosa.

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também