spot_img
27.9 C
Vitória
quarta-feira, maio 8, 2024
quarta-feira, 8 maio 2024

Anchieta e região chora com a ausência do Padre Firmino

Por: Fabiano Peixoto

Os fiéis da Igreja Católica da Cidade de Anchieta e região estão chorando com a ausência do Padre Firmino Costa Martins quando se perguntam do seu paradeiro. Onde está o Padre Firmino? Ele está de férias?  É verdade que ele foi transferido? Os fiéis cobram explicações oficiais e possível despedida do tamanho que representa o Padre para todos.

Muitas são as indagações sobre o paradeiro de um dos maiores ativista religioso e símbolo da Igreja Católica no Estado do Espírito Santo que há mais de 35 anos vem realizando com muita eficiência e dedicação diversos trabalhos sociais, ambientais, pedagógicos e religiosos nas cidades de Guarapari, Alfredo Chave, Anchieta, Piúma e Iconha, onde durante todo este tempo atuou como representante de instituição, Pároco, Vigário, celebrando as missas e casamentos.

“Todos o conhecem, até mesmo quem não é da Igreja Católica já viram ou ouviram falar do Padre Firmino”, comentam os fiéis.

Segundo reclamações dos fieis, a Igreja não emitiu oficialmente uma carta de transferência ou uma possível férias. Se realmente aconteceu às comunidades não foram comunicadas. No entanto,  cogita-se entre eles, tendo como suposta origem das informações extra-oficiais de dentro da cúpula administrativa dos Jesuítas da Companhia de Jesus da Cidade de Anchieta, a confirmação da transferência do Padre Firmino Costa Martins para outra cidade fora do Estado.

“Se realmente o padre foi transferido, a Companhia de Jesus não nos comunicou oficialmente e também não nos deu a oportunidade para a cidade e região se despedir dele”, reclamam os fiéis que cobram explicações.

Entramos em contato com a Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Anchieta através do contato 28 3536-2335, mas ninguém atende as ligações. Enviamos e-mail oficial para a Província dos Jesuítas da Companhia de Jesus solicitado informações, mas também não tivemos retorno até o fechamento da matéria às 15h38m.

Quem é o Padre Firmino

Reconhecido como o Jesuíta que deu sequência aos trabalhos e pensamentos do Padre Humberto, fundador do MEPES. Firmino Costa Martins, SJ, PE, Padre Firmino, como é mais conhecido entre os frequentadores da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta (ES), na qual mantém a função de Vigário. Nasceu na cidade de Loreto, Estado do Maranhão no dia 11/03/1951, estudou filosofia e teologia, nos anos de 1992,93 se formou nos EUA, e em 1994 passou em missão no sertão da Bahia.

Obteve sua ordenação em 1983 e chegou ao Estado em 1987, designado para trabalhar no Centro de Formação do MEPES e colaborar nas paróquias de Anchieta, Iconha, Piúma, Itaipava e Itaoca, Marataízes, Alfredo Chaves, Guarapari, também orientando os exercícios espirituais inaciano, apostolado da oração, cursilho, encontro de casais com Cristo, encontro de jovens com Cristo e outras atividades quando solicitado.

Ativista em diversos temas, seja a nível municipal, estadual ou federal sempre esteve presente na organização de palestras,  conferências ou encontros. Atua ativamente como representante de conselhos, de  comissões, do Comitê Hidrográficas da Bacia do Rio Banevente,  entre outras diversas participações.

Em 2011, foi congratulado,  através do Projeto de Decreto Legislativo No 129/2011,  com o Título de Cidadãa Espíritosantense concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

No ano de 2018, através do Projeto de Lei Nº 19/2018, recebeu a Comenda São José de Anchieta na Câmara de Vereadores de Anchieta. A congratulação é outorgada ao cidadão que se destacar na luta pela igualdade de diretos, pela conscientização popular, pela liderança, pela capacidade de conciliar conflitos e pelo resgate da dignificação das pessoas.

Padre Firmino leva uma vida dedicada as atividades religiosas, a oferta de mais saúde com qualidade e a educação popular.

No Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), instituição à qual serve até os dias que correm, especialmente através de trabalhos junto ao Centro de Formação e Reflexão (CFR), que fica na cidade de Piúma (ES), Padre Firmino é há décadas um dos principais representantes da instituição no Brasil e no Exterior.

Para quem não conhece, o MEPES é o movimento social que teve o mérito de  inaugurar no Brasil, no início dos anos 1970, mesmo ano da criação do Hospital e Maternidade Anchieta (HMA – MEPES) inaugurado em 1975. Sua aplicação da Pedagogia da Alternância é o principal método alternativo de formação educacional para camponeses e agricultores familiares, uma das mais significativas tentativas de se transpor os limites do nosso tradicional e conservador “ensino rural” para a configuração de uma legítima e progressista “educação do campo”. que tem como objetivo propiciar a formação integral dos jovens e famílias rurais e a transformação/desenvolvimento de seu meio, que atura em 04 setores básicos: educação, saúde, ação comunitária e formação de educadores e lideranças rurais, através do Centro de Formação, contando com o apoio do Centro Administrativo, destinado as Escolas Agrícolas.

O nome do Padre Firmino é mencionado em diversos Programas de Pós-graduação e Doutorado em Educação de Universidades no Estado, no Brasil ou de vários paises no mundo.  No Estado temos como exemplo a tese de Doutorado de Flavio Moreira da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, com o tema: “O religioso e o político no processo de implantação e permanência da Pedagogia da Alternância: uma  análise histórica dessas relações nas Escolas Famílias Agrícolas do MEPES no norte do Espírito Santo”.

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
27.9 ° C
31 °
27.9 °
78 %
2.1kmh
75 %
qua
28 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também