26.6 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Ansiedade, depressão e nervosismo atacam idosos depois de 2 anos de pandemia de Covid – Notícias de Barra de São Francisco

Aulas de zumba acontecem todos os sábados no final da tarde na praça central

Lançado oficialmente há um mês, o Projeto Avivar, de Atenção integral à saúde do idoso começa neste mês uma fase de ‘reanimação’ dos idosos de Barra de São Francisco, com foco na saúde mental, mas também promovendo muitas atividades físicas para os quase 330 inscritos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cleidimar Rezende, a Cleidinha, o trabalho da equipe, a partir de agora, além do entretenimento, será de oferta de muitas atividades físicas para os participantes. “Detectamos um grande nível de ansiedade e depressão em nossos idosos e estamos preparando um cronograma de atividades físicas e de lazer para mudar esse quadro”, disse ela.

A preocupação com o quadro de saúde mental dos idosos foi detectada nos atendimentos médicos e psicológicos do projeto na Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Ficamos preocupado com o alto índice de ansiedade e depressão dos pacientes, fato que pode ser creditado aos dois anos em que a maioria dos idosos teve que ficar praticamente trancada dentro de casa por causa da pandemia da Covid-19”, afirma o secretário Elcimar de Souza Alves.

De um total de 165 atendimentos a pacientes, 20,7% (55 pacientes) relataram problemas como sensação de ansiedade, nervosismo, e tensão e 51 buscaram atendimento psicológico. Destes, mais da metade (27) disseram estar com depressão e tristeza.

“Nós percebemos essa situação e estamos acelerando as atividades físicas e eventos sociais, de forma que os idosos possam ocupar o seu tempo, evitar ficarem ociosos”, informa Cleidinha.

“Esse problema de ansiedade e depressão é quase natural na terceira idade e o objetivo do projeto é justamente mitigar essa situação. Nos últimos dois anos, os idosos ficaram ociosos e, cada vez mais, ansiosos. Os filhos e netos buscaram protege-los e eles acabaram ficando mais isolados. Agora, eles querem ver e serem vistos e, para isso, estamos criando várias atividades físicas e intelectuais”, destaca a coordenadora.

Viagem, caminhada e hidroginástica

Para acelerar o metabolismo dos idosos, o Projeto Avivar está programando uma série de atividades que começam ou já começaram neste mês. A primeira delas será uma caminhada, em parceria com a Associação Superando Limites, saindo da praça Arlindo Pinto da Costa e encerrando no Parque Natural Municipal Sombra da Tarde (PNMST), no próximo dia 21, feriado de Tiradentes.

Logo depois da caminhada, haverá piquenique, no parque para todos os participantes.

“Nosso objetivo é promover o convívio entre os idosos, evitar que se sintam sozinhos, abandonados, por isso, atividades como caminhada e piquenique estão entre as ações mais importantes”, salienta Cleidinha.

Viagem

Uma semana depois da caminhada, no dia 30, 40 idosos do programa vão ganhar uma viagem turística à Grande Vitória, passando pelo Convento da Penha, Catedral e praia de Camburi. “Estamos retomando os passeios com os idosos. Como só da para ir um ônibus em cada viagem, nessa primeira, vamos selecionar os participantes através de sorteio. Os idosos que quiserem viajar devem se inscrever através dos grupos de whatsapp do projeto ou mesmo procurar a sede, na galeria Surdine, em frente à praça municipal”.

Hidroginástica, aeróbica e zumba

Ainda este mês, o projeto Avivar pretende oferecer aos idosos aulas de hidroginástica, de segunda a quinta-feira, no Clube Vale do Sol, no bairro Nova Barra, além da prática de ginástica aeróbica, nas terças e sextas-feiras, na quadra da Escola Municipal João Bastos e zumba, na praça Arlindo Pinto da Costa, aos sábados, a partir das 17h30.

Forró

Segundo a coordenadora do projeto, Cleidinha, o próximo atrativo para os idosos será a volta do forró. ‘Vamos ter forró, pelo menos, de 15 em 15 dias, assim que a sede própria do Avivar estiver pronta. O imóvel já foi adquirido pela Prefeitura e, agora, está dependendo apenas das reformas para funcionar”, finalizou.

Modalidades que são ofertadas 

Hidroginástica: Clube Vale do Sol

Aerobica: Escola Municipal João bastos

Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma 

Profissionais que trabalham no Projeto Avivar 

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende

Professor de Educação Física: José Augusto Alves

Professores de Educação Física (Icepi): André Lopes e Paulo Roberto

Médico: Eduardo Jório Machado

Enfermeira: Bárbara Algusta Flausino

Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues

Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara

Nutricionista: Arlete Pereira de Souza 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Ansiedade, depressão e nervosismo atacam idosos depois de 2 anos de pandemia de Covid

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
26.6 °
25.9 °
88 %
1.5kmh
0 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também