23.3 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

AO LADO DE DANIEL SANTANA E DO MST, MINISTRO ANUNCIA REFORMA AGRÁRIA “PARA BREVE” – NOTÍCIAS DE SÃO MATEUS

24/07/2023

Promover a redistribuição de terras improdutivas, e em breve. Dando condições para quem quer trabalhar, produzir, distribuir. Isso com condições financeiras e técnicas para os agricultores familiares, apoiado pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. 

Foi o que garantiu o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Texeira, anunciando a Reforma Agrária “para breve”, durante a 1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba no Assentamento Vale da Vitória, realizada neste sábado (22), no também histórico e revolucionário Assentamento Vale da Vitória, em Nestor Gomes (KM 41), Distrito de São Mateus. 

Ao lado do prefeito Daniel Santana, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de várias regiões do País, secretários estaduais, vereadores, secretários municipais, Câmara Federal, Assembleia Legislativa, coordenador do MST Nacional João Pedro Stédile, Paulo Teixeira anunciou os quatro eixos principais que nortearão essa fase da Reforma Agrária no País: Terra, Crédito “que já estão garantidos”, Crédito Fundiário para a Juventude e Assistência Técnica. 

“VIVA A REFORMA AGRÁRIA! VIVA O MST!”
O ministro lembrou as visitas que anda fazendo nos assentamentos do MST no País, onde testemunhou produções bem-sucedidas de arroz orgânico, leite, iogurte, queijo, manteiga, cajuína, entre outras e, dos Assentamentos de São Mateus, pimenta-do-reino e café. “O MST é muito importante para diminuir a desigualdade social no País e para incluir o povo na terra, produzindo comida em um País que perdeu terras para a produção de alimento” – destacou. E completou: “Viva a Reforma Agrária! Viva o MST!”

UM MILHÃO DE MUDAS DE CAFÉ 
Daniel Santana propôs mais uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal para distribuição de um milhão de mudas de café para os assentamentos: o Governo Federal, com o apoio do deputado Helder Salomão, entra no ‘consórcio’ com 500 mil mudas, e a Prefeitura e o Governo do Estado contribuem com mais 500 mil. A proposta avançou.

A secretária de Agricultura de São Mateus, Paloma Pancieri, destacou que na atual gestão municipal os assentamentos sempre foram atendidos com carinho e atenção, ouvindo e atendendo os agricultores familiares.  

CAFÉ E PIMENTA
O ministro chegou ao campo de futebol do Vale da Vitória por volta das 9h30 em helicóptero e visitou lavouras de café e de pimenta-do-reino em uma propriedade do Assentamento.

Depois visitou um viveiro de mudas de café Conilon, conversou com agricultores e saboreou um café rural na residência do coordenador do MST de São Mateus e vice-presidente da Coopterra, Ailton Nunes.

Na sequência, o ministro seguiu para a sede da Coopterra, onde foi realizada uma reunião com lideranças estaduais do Movimento e também onde aconteceu a programação da Festa da Colheita. Paulo Teixeira ainda conheceu as instalações da Cooperativa e os processos de produção do café e da pimenta.

REFORMA URGENTE
O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, integrou uma plenária onde falou sobre os planos do Movimento e respondeu a questionamentos dos assentados. Stédile frisou que a Reforma Agrária é urgente para o País, que tem planos de expandir a produção de grãos nos próximos anos.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, e a secretária estadual dos Direitos Humanos, Nara Borgo, representaram o Governo do Estado na Festa da Colheita.

Também participaram da Festa da Colheita o diretor da Coopterra Akeles Henrique Carolino, os integrantes da direção nacional do MST, Eliandra Fernandes e Marco Antônio Carolino, além do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Milton José Fornazieri, o presidente do Incra, Cesar Aldrighi, a superintendente do Incra no Espírito Santo, Penha Lopes, a superintendente da Conab, Kerley Mesquita, o diretor do escritório do MDA no Estado, Laércio Nochang, o deputado federal Helder Salomão e a deputada estadual Camila Valadão.

Lista de Fotos

Fonte: Prefeitura Municipal de São Mateus.

AO LADO DE DANIEL SANTANA E DO MST, MINISTRO ANUNCIA REFORMA AGRÁRIA “PARA BREVE”

Vitória
nuvens dispersas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1.5kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também