21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Após 30 anos implantação do Parque de Jacarenema sairá do papel – Notícias de Vila Velha


Três décadas de espera vão acabar nesse sábado (16), a partir de 9h, com a autorização para início das obras da tão sonhada implantação do Parque Natural Municipal de Jacarenema, em Vila Velha. Local marcado por especulação imobiliária, extração de areia, denúncias de invasões, ocupações irregulares, desmatamento, crimes ambientais, mas que passará a ser referência em Vila Velha para educação ambiental, preservação  e recuperação do meio ambiente da cidade.

A área conta com 346,27 hectares, agora monitorada com rigor. Cumprindo exigência do Ministério Público, reafirmada por pareceres técnicos de ambientalistas, Secretaria de Governo, Meio Ambiente e Procuradoria-Geral de Vila Velha, os 460 m² de construção atendem o Termo de Ajuste de Condutas (TAC) assinado com o Ministério Público e homologado em 2023, pela justiça, após 15 anos de imbróglio.

A estrutura que será erguida contará com Centro de Educação Ambiental, Posto de Fiscalização, Espaços para Oficinas Educacionais, Espaço Administrativo, além de banheiros acessíveis, bebedores e um memorial com a linha do tempo com toda a história de luta pela implementação do Parque.

Serão investidos pouco mais de R$ 1,4 milhão, fruto de compensação ambiental, da inciativa privada, e homologada pela justiça. O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o ato de implantação do Parque Natural Municipal de Jacarenema é resultado de coragem, bravura, respeito e um recado firme de que é possível desenvolver e proteger.

“Jacarenema a partir de agora será símbolo de uma gestão moderna, sustentável, exemplo de que é possível desenvolver nossa cidade respeitando o meio ambiente, em equilíbrio. O cenário de 30 anos de abandono, tentativas de destruição desse ecossistema dará lugar a educação. Tem que ter coragem para tirar um parque do papel e entregá-lo a sociedade. Não estamos fazendo isso para as gerações futuras, estamos fazendo isso para o presente. Parque que o presente ensine ao futuro que é possível lutar e transformar. Esse momento foi construído por muitas mãos, do suor e luta de muitas pessoas. Por isso também esse parque hoje estará de fato implantado, como referência”, explicou o prefeito.

Ambientalista e uma das pessoas envolvidas em todas as etapas dessa longa história de três décadas, a atual secretária de Governo, Maria do Carmo Neves carrega uma grande memória sobre Jacarenema.

“Nunca foi fácil. Vimos as tentativas de acabarem com o parque, que existe só no papel. Aliás, é uma tentativa de dizer que o parque existe. As pessoas passam pela Rodovia do Sol, veem aquele rico bioma, mas não fazem ideia do tamanho de seu potencial. Hoje, na véspera da implantação de fato do Parque Natural Municipal de Jacarenema, é gratificante saber que a luta de anos, a luta recente, valeu a pena. Estou vendo de dentro a história sendo escrita e, finalmente, pelas mãos do prefeito Arnaldinho Borgo, o parque viverá, nos ensinará e deixará legado”, comentou a secretária.

Após concluídas as obras e implementada a Unidade de Conservação, o local será aberto ao público e será mais uma sala de aula aberta em Vila Velha. Contará com auditórios, trilhas, locais para pesquisas e posto de policiamento ambiental.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


Após 30 anos implantação do Parque de Jacarenema sairá do papel

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
95 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também