22.1 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Vila Velha: Polícia fecha empresa que oferecia diplomas falsos por até R$ 50 mil

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), lançou em 29 de janeiro a primeira etapa da Operação “Sem Efeito”, no bairro Glória, em Vila Velha, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida na oferta de cursos falsos de mestrado/doutorado e serviços de revalidação de diplomas. Os resultados das investigações foram apresentados em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (19), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Até o momento, quatro indivíduos foram identificados como membros da organização criminosa, enquanto cerca de 20 estudantes foram identificados como vítimas do esquema fraudulento. As investigações começaram após duas professoras que buscavam uma elevação de nível na Secretaria de Educação do município da Serra terem sido informadas de que seus diplomas de mestrado eram falsificados. Cada professora desembolsou a quantia de R$ 50.000,00 por um curso de Mestre em Educação.

“É crucial agora um apoio e colaboração entre a polícia e a mídia para identificar mais vítimas, a fim de avaliar o impacto total dessa fraude. Estamos lidando com golpes extremamente graves, que iludem pessoas e destroem sonhos”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda.

“A instituição de ensino em questão estava utilizando um registro do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, para ministrar cursos religiosos. Os criminosos se aproveitavam desse registro estrangeiro para oferecer cursos a distância no Brasil, alegando que os diplomas obtidos poderiam ser revalidados pela mesma empresa”, explicou o delegado Alan Moreno de Andrade, titular da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (DEFA).

Em 2019, o Ministério Público do Rio Grande do Sul fechou operações semelhantes dessa mesma instituição de ensino no estado, devido à prática do mesmo tipo de golpe. “Um dos alunos dessa instituição anterior viu o potencial criminoso e replicou o esquema no Espírito Santo, aproveitando a existência de um polo ativo no município de Cariacica. Os suspeitos prometiam aos alunos continuar oferecendo os cursos de forma remota, garantindo a obtenção dos diplomas”, acrescentou o delegado Alan Moreno de Andrade.

Medidas foram tomadas para conter as atividades da organização criminosa, incluindo a suspensão das atividades econômicas, o bloqueio das contas bancárias da instituição e de seus sócios, bem como a apreensão de veículos vinculados ao esquema. Centenas de diplomas com evidências de falsificação ou sem validade foram confiscados, juntamente com documentação comprobatória. Os investigados enfrentarão acusações de associação criminosa, estelionato e falsificação de documentos, tanto públicos quanto privados, além de outros crimes em análise pela polícia.

Dicas para evitar cair em golpes semelhantes:

  • Procure instituições reconhecidas no mercado e evite preços muito abaixo da média;
  • Certifique-se de que a instituição possui credenciamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Ministério da Educação (MEC);
  • Verifique se a instituição já teve diplomas reconhecidos anteriormente.
Vitória
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também