29.9 C
Vitória
quinta-feira, maio 2, 2024
quinta-feira, 2 maio 2024

Artigo – Marataízes na década de 50: um retrato da Pérola Capixaba

Na efervescente década de 50, Marataízes, então conhecida como a “Pérola Capixaba”, resplandecia em todo seu esplendor natural. Como jornalista nascido nesta terra abençoada, é uma honra poder retratar esse período de encantamento e beleza que moldou a história e a identidade de nossa amada cidade.

As imagens capturadas naquela época são testemunhos vivos da alegria e da abundância que caracterizavam Marataízes. As praias, lagoas e o rio eram pontos de encontro para aqueles que buscavam se reconectar com a natureza e com suas próprias raízes. A Barra do Itapemirim, com suas águas tranquilas e acolhedoras, era um convite ao relaxamento e à contemplação. As ilhas da Taputera e o Farol, erguidos majestosamente, acrescentavam um toque de magia ao cenário.

Mas não eram apenas as paisagens que atraíam visitantes de toda parte. Era o espírito vibrante da comunidade pesqueira do Pontal, onde o calor humano se misturava com o aroma salgado do mar, que conquistava corações e mentes. E que dizer dos célebres carnavais de rua, que ecoavam pela orla das praias, enchendo o ar com risos e melodias contagiantes?

Hoje, olhando para trás, é fácil compreender por que Marataízes sempre exerceu um poder de atração tão magnético. Não foi por acaso que tantos turistas se renderam aos encantos desta terra abençoada. Não foi por uma intervenção isolada ou por discursos vazios de transformação narrada por um político. Foi pela própria essência de Marataízes, pela sua beleza natural indomável e pela hospitalidade de seu povo.

Como jornalista e filho desta terra, reafirmo com orgulho que a verdadeira essência de Marataízes reside em sua natureza exuberante, em suas belas praias e em suas tradições enraizadas. É um legado que ultrapassa gerações e que jamais será apagado, mesmo diante das mudanças que o tempo possa trazer.

Que possamos, como comunidade, preservar e valorizar essa herança preciosa, para que as futuras gerações também possam contemplar a beleza única da Pérola Capixaba, assim como fizemos na década de 50 e continuamos a fazer até os dias de hoje.

Artigo de Opinião – Fabiano Peixoto é Jornalista e Editor Chefe de Redação do Capixaba News.

Vitória
céu limpo
29.9 ° C
29.9 °
29.9 °
70 %
6.2kmh
0 %
qui
28 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também