21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

​Atenção! Agentes de Saúde e de Endemias só fazem visitas uniformizados – Notícias de Vila Velha


A visita domiciliar territorial faz parte da rotina dos serviços da Secretaria de Saúde. Tanto os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quanto os Agentes de Combate de Endemias (ACE) percorrem as áreas, definidas por estratégias, com o objetivo de complementar o funcionamento de toda a rede SUS. Com o uniforme completo, os 565 Agentes cumprem as rotinas de visitas nas casas dos moradores de Vila Velha. Este ano, foram investidos R$ 574.864,46 em novas peças padronizadas e mais de 6 mil itens foram distribuídos para os grupos de agentes.

A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, esclarece que os agentes atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde, voltada para o atendimento do indivíduo e da coletividade: “Junto aos equipamentos de saúde, como por exemplo as Unidades de referência de cada região, os agentes garantem a capilaridade do SUS e também a adesão da população aos programas de saúde. O resultado dessa ação coordenada é uma maior equidade da assistência”, explica.

Agentes de Combate de Endemias

Nas visitas, os Agentes de Endemias tem entre suas práticas a identificação e o tratamento químico de focos do Aedes aegypti e outros mosquitos, já que 80% dos focos larvais estão localizados nas residências, geralmente nos quintais e áreas descobertas. 

Depois da vistoria e orientação, a ficha de Visita Domiciliar é atualizada. Luiz Meneghel, gerente de vetores, responsável pela Vigilância Ambiental, explica a dinâmica da visita. “Os agentes também reforçam com os moradores a importância da adoção de medidas simples que evitam o aparecimento de criadouros de mosquitos, como a limpeza de ralos, calhas e comedouros de animais. A presença constante dos Agentes acaba transformando os moradores em vigilantes contra as Dengue, Zika e Chikungunya”.

No último mês de julho, todos os 193 Agentes de Combate de Endemias receberam duas calças, novo jogo de camisas, chapéu australiano e botina. Importante ressaltar que além de ter a identificação do setor escrito na camisa, chapéu e calça, todos os servidores que fazem abordagens domiciliares usam crachá de identificação com foto e número da matrícula. 

As diretrizes nacionais do Ministério da Saúde para prevenção e controle de epidemias de dengue preconizam que cada agente visite cerca de 20 residências por dia. 

Agentes Comunitários de Saúde

Fazer busca ativa aos usuários cadastrados nas Unidades de Saúde é uma das atividades dos ACS. Em Vila Velha, 382 Agentes Comunitários visitam diariamente os domicílios, para atualizar dados cadastrais, registrar necessidades dos usuários como mobilidade reduzida, marcar consultas e orientar sobre programas de cada unidade de referência. 

Vale ressaltar que nenhum Agente Comunitário de Saúde realiza visitas de bicicletas e/ou descaracterizado. Uniformes completos foram entregues aos agentes e cada kit é formado por duas camisas polo, duas camisas mangas longas de proteção UV, um colete, uma jaqueta em tecido impermeável, um chapéu tipo americano e duas calças jeans.

Cátia Lisboa exalta o trabalho dos profissionais, que multiplicam os braços do atendimento do SUS no município: “Os Agentes Comunitários de Saúde são essenciais no monitoramento da situação de saúde de idosos, hipertensos e diabéticos, dentre outros”, explica. Segundo a Secretária, a equipe da Saúde da Família é composta por Agentes, médicos, enfermeiros e profissionais multidisciplinares, estratégia da Atenção Primária à Saúde. “Os profissionais acabam formando vínculo com os moradores, dessa forma é seguro receber em casa os Agentes credenciados. Mas em caso de dúvida, não atenda e procure orientação na Unidade de Saúde”.

Qual a diferença entre Agente de Saúde e Agente de Endemias?

Enquanto o Agente Comunitário de Saúde trabalha na atenção básica e busca abranger uma gama mais ampla de ações de saúde, o Agente de Endemias concentra-se especificamente no combate a doenças transmitidas por vetores e na vigilância epidemiológica dessas doenças.

Para assegurar práticas seguras de atuação a essas duas categorias de agentes, a Secretaria Municipal de Saúde promove constantes capacitações para os 565 profissionais para trabalhadores em campo.

Apesar do alerta de segurança que a Prefeitura emite, é necessário lembrar que o apoio da população é imprescindível para o sucesso da ação integrada. “Precisamos do apoio da população, que deve receber com cordialidade e reconhecer o importante trabalho dos Agentes de Combate a Endemias”, destaca.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Atenção! Agentes de Saúde e de Endemias só fazem visitas uniformizados

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
95 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também