spot_img
24.9 C
Vitória
terça-feira, maio 21, 2024
terça-feira, 21 maio 2024

Barra de São Francisco comemora Dia da Conservação do Solo com diversas atividades – Notícias de Barra de São Francisco

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, programou diversas atividades para o dia 20 de abril, a partir das 8 horas, na Praça Municipal Arlindo Pinto da Costa. Das 8 horas até as 16 horas, haverá distribuição de muda de plantas nativas da Mata Atlântica, entrega de material reciclável para a Associação Dos Catadores De Materiais Recicláveis De Barra De São Francisco (ASCAMARB) e sorteio de brindes para os doadores de recicláveis.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lislei Moreira Batista, a conservação do solo traz impactos diretos no meio ambiente, na preservação da água e na produção de alimentos.

“A prática de conservar o solo e as formas de utilização da terra têm impacto direto na qualidade dos recursos hídricos daí a importância de comemorar e lembrarmos desta data. O cenário atual do país, e até mesmo do mundo, é de crise hídrica’’, destaca a secretária.

A conservação do solo é um dos principais problemas que os agricultores enfrentam no campo. Dependendo da qualidade do solo, o rendimento será mais elevado e, consequentemente, também o lucro obtido. Embora os efeitos da conservação do solo não sejam vistos a curto prazo, a longo prazo são visíveis e, pior ainda, é mais difícil recuperar o campo. Os métodos de conservação ajudam a mitigar a erosão, manter a fertilidade e evitar a degradação do solo.

O que é a conservação do solo e em que se foca?

A conservação do solo é um conjunto de técnicas e práticas agrícolas para evitar a degradação, erosão e esgotamento do mesmo. A técnica de conservação do solo visa uma utilização a longo prazo pensando no futuro. Ao tomar medidas adequadas e oportunas, os agricultores aumentam o desempenho dos seus campos nos próximos anos.

Um dos principais objetivos da conservação do solo é manter a sua biodiversidade de eco-comunidades que habitam e que contribuem para a sua fertilidade à sua própria maneira. As técnicas de conservação acrescentam matéria orgânica, dividem organismos perecíveis para liberar nutrientes, melhoram a infiltração da água e o arejamento. Assegurar condições adequadas para os corpos vivos na terra é de vital importância para a vegetação que aí cresce, uma vez que os microrganismos ajustam a matéria orgânica às necessidades das plantas.

Diferentes tipos de técnicas de conservação do solo previnem o escoamento da terra, a poluição, a sedimentação em corpos de água e protegem as superfícies nuas contra fissuras e erosão devido à água, vento e calor excessivo.

As estratégias de conservação dependem de três passos básicos:

  • Obtenção de conhecimento adequado sobre a utilização dos recursos da terra.
  • Monitoramento dos campos e detecção de zonas críticas.
  • Controle e estimativa da eficiência das práticas de conservação do solo aplicadas.

Qual é a importância da conservação do solo?

A terra é a principal condição e ambiente para as culturas que alimentam os seres humanos, bem como os animais domésticos e a vida selvagem. Uma vez que a maioria das plantas não pode existir sem terra, é significativo utilizar este recurso com cuidado. Esta abordagem de conservação permite-nos ter alimentos suficientes no futuro e material para necessidades técnicas, por exemplo, têxteis domésticos ou combustível.

A conservação do solo e sua importância também estão relacionados com o abastecimento de água e as camadas de terra funcionam como filtros naturais para melhorar a qualidade da água. Por sua vez, a água é necessária para dissolver nutrientes para as plantas. O uso sensato dos recursos da terra assegura a sua disponibilidade para as próximas gerações, e assim, os preços acessíveis para os alimentos no futuro. Outro aspecto da conservação é o lado estético, uma vez que a vegetação abundante agrada muito mais aos olhos do que as áreas desmatadas e abandonadas.

solo saudável vs insalubre

Benefícios da conservação do solo

A humanidade em geral, e os agricultores em particular, beneficiam de numerosas vantagens da conservação do solo. Esta prática de conservação agrícola contribui para a sustentabilidade de várias maneiras:

  • Impulsiona a qualidade e a produtividade da terra. A manutenção do ambiente natural para os organismos terrestres aumenta a fertilidade e reduz a necessidade de fertilização química, aumentando assim o rendimento e poupando custos.
  • Reduz a erosão. As técnicas para a conservação do solo reduzem a erosão e o esgotamento, e ajuda os agricultores a evitar a expansão de novas terras quando os territórios se tornam inférteis.
  • Promove a infiltração de água e aumenta o seu armazenamento. A técnica de conservação do solo de lavoura mínima vs. lavoura convencional afeta a umidade do solo ao reduzir as fissuras e evaporação, assim como ao aumentar a taxa de infiltração.
  • Ajuda à purificação do ar e da água. A importância da conservação do solo está relacionada com o abastecimento de água e a terra funciona como um filtro natural para purificar a água. A conservação do solo reduz a concentração de poluentes e sedimentos. Por sua vez, a água é a condição básica para dissolver nutrientes para as plantas. A fixação do carbono no solo e as aplicações químicas reduzidas contribuem também para a pureza do ar.
  • Proporciona alimento e abrigo para a vida selvagem. A terra com vegetação em crescimento é um ambiente vivo para os animais; não é só a fonte de alimento, mas também o seu habitat.

Práticas de conservação do solo

O uso de práticas de conservação do solo asseguram a utilização a longo prazo da terra e a mantêm produtiva para as gerações futuras. Consideremos os seus benefícios no que diz respeito à conservação do solo.

Lavoura de conservação

Uma das práticas mecânicas de conservação do solo visa limitar o número de operações de lavoura. Para combater a erosão hídrica e do vento, a importância da cobertura vegetal (tanto culturas como os seus resíduos) na conservação do solo é chave. Outro aspecto significativo é escolher o momento adequado para as operações de campo, dependendo dos tipos de solo. Por exemplo, os argilosos são melhores para lavrar após a colheita, enquanto outros tipos são melhores antes da sementeira. Além disso, a manipulação de solos úmidos leva à sua compactação.

O plantio direto também ajuda à conservação do solo, uma vez que implica nenhuma ou mínima perturbação e a plantação de sementes nos resíduos da cultura. A ideia básica é não deixar o solo nu, uma vez que as áreas nuas são altamente propensas à erosão e as plantas o mantêm no lugar com os seus sistemas radiculares. Além disso, a vegetação acumula umidade para futuras culturas.

Agricultura de contorno

O método de conservação do solo revela-se eficaz nos territórios inclinados e sugere a plantação de espécies ao longo do contorno. As linhas que sobem e descem a encosta provocam a erosão do solo devido às correntes de água enquanto as linhas ao longo do contorno a limitam. Um impacto do terraceamento agrícola é semelhante: também ajuda a conservar o solo e reduzir seus processos de degradação.

agricultura de contorno para proteger o solo

Plantação em tiras

Neste caso, os agricultores combinam culturas de alto crescimento com culturas de baixo crescimento por razões de proteção contra o vento, como quando o milho cresce em tiras com culturas forrageiras para a conservação. A prática de cultivo em tiras funciona ainda melhor quando as culturas de alto crescimento são intensificadas nos lados onde os ventos sopram com mais frequência. Um benefício extra é a matéria orgânica das culturas com baixo teor.

Quebra-ventos

Como o nome sugere, esta técnica de conservação do solo é utilizada para reduzir o poder dos ventos e o seu efeito perturbador no solo. Estas são árvores ou arbustos plantados em várias filas para proteger as culturas da neve e dos ventos. Dependendo do número de filas, podemos distinguir corretamente os quebra-ventos (até cinco filas) e os cintos de abrigo (seis e mais).

protegendo o solo com quebra-ventos

A vegetação de quebra-ventos também proporciona um ambiente de vida para a vida selvagem e elimina a abrasão do solo nas culturas devido aos fortes ventos.

Rotação de culturas

A rotação de culturas versus a monocultura sugere a mudança de espécies agrícolas em vez da plantação de uma mesma para muitas estações subsequentes. Os agricultores que aplicam práticas vegetativas de conservação do solo como a rotação de culturas colhem múltiplos benefícios. A rotação de culturas os ajuda a melhorar a estrutura da terra com diversos sistemas radiculares, a mitigar os estabelecimentos de pragas e a adicionar nitrogênio à terra com leguminosas, conhecidas como plantas fixadoras de nitrogênio.

A escolha das culturas a rotacionar é específica para cada região agrícola e depende muito dos dados climáticos e de produtividade históricos. Algumas plantas demonstraram ser eficientes e outras não. 

curva do índice ReCI e estágio de crescimento

Culturas de cobertura

Esta técnica de conservação do solo é outra forma de evitar solos nus e beneficiar adicionalmente da plantação de culturas de cobertura (espécies secundárias) entre o cultivo de culturas comerciais por diferentes razões, como por exemplo:

  • produzir forragem e material de pastagem para o gado;
  • fornecer estrume verde;
  • ajudar no controle de ervas daninhas;
  • reter umidade;
  • assegurar um ambiente natural para microrganismos e animais pequenos;
  • equilibrar a concentração de nitrogênio (quer libertando ou acumulando-a com certas plantas).

Bandas de proteção

Estas são árvores e arbustos nas margens dos corpos de água para evitar sedimentos ou lavagens de água. As suas raízes fixam o solo para evitar deslizamentos e erosão, as copas protegem da luz solar excessiva aos seres aquáticos e a queda de folhas são uma fonte de matéria orgânica e alimento de animais aquáticos menores.

faixa de proteção como método de conservação do solo

Vias navegáveis com erva

Uma via navegável com erva é exatamente o que lhe chamam. Trata-se de riachos de água cobertos de erva. Está ligado a uma vala, poço ou corrente para recolher água e as raízes mantêm a terra no lugar, protegendo-a da erosão da água, e contribuindo assim para a conservação do solo.

Menos uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas

A aplicação de produtos químicos para controlar as infestações por ervas daninhas e pragas é prejudicial para o ambiente e indesejável na conservação do solo. É por isso que a mudança para formas alternativas de abordar o problema é altamente importante na agricultura, e na agricultura orgânica em particular. Estas alternativas são opções biológicas e culturais quando a fertilidade é restaurada com estrume verde e animal, composto, rotação de culturas e outros métodos de controle não químicos.

Gestão Integrada De Pragas

As pragas são um grande incómodo para os agricultores e têm sido uma questão importante a enfrentar enquanto que os produtos químicos envenenam a natureza infiltrando-se na água e na atmosfera. É importante eliminar os herbicidas sintéticos substituindo-os por herbicidas orgânicos ou estabelecendo inimigos biológicos das pragas, sempre que possível, rotacionando espécies de culturas para minimizar o aumento das populações de pragas no mesmo campo durante anos e utilizando técnicas alternativas em complexo.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Barra de São Francisco comemora Dia da Conservação do Solo com diversas atividades

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
88 %
4.6kmh
20 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também