spot_img
23.9 C
Vitória
sábado, maio 4, 2024
sábado, 4 maio 2024

Barra de São Francisco vai sediar um polo do Laboratório Técnico de Artesanato Competitivo do ES – Notícias de Barra de São Francisco

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco vai lançar, no dia 4 de abril, a “Oficina de Mobilização e Sensibilização do Projeto Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo”, que é financiado pelo governo federal através do Ministério da Economia e busca qualificar os artesãos brasileiros para a produção, comercialização e administração do artesanato.

A expectativa é de que sejam repassados cerca de R$ 1 milhão aos Estados participantes para fomento às políticas públicas de artesanato.

O município de Barra de São Francisco foi escolhido para ser polo da região Noroeste do Estado, segundo Deyverson Silvestre, da Aderes, por causa da “excelente estrutura da Casa do Artesanato, da grande variedade de produtos e capacidade de mobilização” da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege).

“É importante frisar que os artesãos e artesãs do município e região precisam participar dessa primeira oficina de apresentação do projeto, para que possam estar habilitados a participar da próxima fase”, informa Deyverson.

Ainda segundo Silvestre, o projeto é originário da Colômbia, que hoje é um dos maiores produtores e exportadores de artesanato para o mundo e que concebeu essa estratégia de formação dos seus artesãos. “Para você ter uma ideia, apenas três Estados – Amazonas, Ceará e Espírito Santo – foram contemplados pelo governo federal nessa primeira fase e nós somos o Estado que mais avançou”, explica.

O Projeto Artesanato Competitivo, se propõe a desenvolver ações que possibilitem a melhoria da qualidade da produção artesanal do Estado, bem como, a ampliação dos canais de comercialização do artesanato, como fatores condicionantes para a melhoria da renda dos artesãos capixabas. O número de vagas é limitado e só poderá se inscrever no Projeto quem participar do lançamento.

“A valorização e o desenvolvimento do seguimento do artesanato se apresentam como pano de fundo em todas as ações concebidas neste projeto. Para tanto, propõe-se um conjunto de ações que promovem transformações estruturantes no seguimento com o incentivo e apoio ao trabalho, comercialização dos produtos artesanais ampliando sua capacidade de gestão e suas autonomias, contribuindo para a sustentabilidade do setor artesanal e consequentemente melhoria no nível de renda e qualidade de vida do artesão”, explica a Aderes.

Perfil do Artesão

O perfil do artesão ainda é de pessoas de baixa renda, que possuem no ofício seu meio de subsistência. Por isso, o trabalho do Ministério da Economia e das coordenações estaduais é de aperfeiçoar o lado empreendedor do artesão.

A implantação dos laboratórios, que serão escolas técnicas do artesanato, vai melhorar a atuação dos artesãos regionalmente.

SERVIÇO

Oficina de Mobilização e Sensibilização do Projeto Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo

Data: 4 de abril

Horário: 17h

Local: A definir

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Barra de São Francisco vai sediar um polo do Laboratório Técnico de Artesanato Competitivo do ES

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
94 %
0.5kmh
75 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também