29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

​Boas práticas em saúde na Barra do Jucu são contempladas em edital – Notícias de Vila Velha


A Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Barra do Jucu teve quatro projetos contemplados no edital de Boas Práticas em prevenção ao uso de drogas, em cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas e em reinserção social, do Governo do Estado.
 
São projetos que buscam dar acolhimento ao público adulto e também infantil, melhorando a qualidade de vida dos mesmos e de todos ao seu redor. Um desses projetos é o “Escrita criativa: educação popular na prevenção do uso de álcool e outras drogas com crianças”, que visa tornar as crianças mais participativas e protagonistas do cuidado em saúde, com a participação de pais e familiares.
 
Outro pilar importante destacado é a manutenção da saúde mental, tão importante quanto a física. Esse fomento é destacado em projetos como o “Novos horizontes: fitoterapia e outras práticas integrativas como ferramenta de promoção de saúde mental”, que tem o intuito de reduzir o uso medicamentoso em pacientes que utilizam psicofármacos; e no “Congo e culturas capixabas enquanto práticas de redução de danos e cuidado em saúde mental”, que busca implementar um plano de trabalho que envolve o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, fomentando o respeito às diferenças utilizando a cultura popular capixaba, em especial o congo, como ferramenta de cuidado e suporte social enquanto fator de promoção à saúde, prevenção e cuidado a adolescentes e seu entorno sociofamiliar. A iniciativa é uma parceria da Unidade de Saúde da Barra do Jucu com o Caps-AD.
 
Yoga e arteterapia
 
A abordagem terapêutica através da yoga e da arte é o foco do projeto “Dependência: yoga e arte como caminho”, que propõe implementar a Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) destas duas habilidades na UESF da Barra do Jucu no grupo de apoio à cessação do tabagismo proposto pelo INCA/MS e que já está inserido no processo de trabalho da equipe de saúde.
 
“A aprovação de quatro projetos, entre tantos outros, mostra que estamos no caminho certo na identificação da melhor forma de promover melhor qualidade de vida aos moradores da nossa comunidade. Vamos seguir elaborando planos de ações que possam suprir as necessidades da região, garantindo mais saúde a todos ao nosso redor”, declara a coordenadora da UESF, Luana Castro.
 
Cada iniciativa receberá um incentivo de R$ 40 mil (bruto) para a sua implantação no decorrer do próximo ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Boas práticas em saúde na Barra do Jucu são contempladas em edital

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também