spot_img
22.9 C
Vitória
domingo, maio 5, 2024
domingo, 5 maio 2024

CEFFA Normília Cunha dos Santos apresenta relatos de experiência da Pedagogia de Alternância – Notícias de Barra de São Francisco

 

Os alunos dos 6° ao 9° ano do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Normília Cunha dos Santos vão relatar as experiências que vivem no dia a dia da Pedagogia da Alternância em evento na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório da SEMED no bairro Cruzeiro.

De acordo com a diretora Lucineia Gomes da Silva, a escola tem 165 alunos que praticam com alegria a Pedagogia da Alternância, método de ensino que mescla o aprendizado teórico e o convívio escolar com a prática e convivência familiar.

“É (o relato) uma pesquisa que iniciam na teoria e prática, e depois apresentam para uma Banca. E então será apresentada para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para os pedagogos e diretores. É mostrar como trabalha a Escola em Pedagogia na Alternância”, informa Lucinéia.

A escola iniciou seu funcionamento em março de 1993, com 2 turmas de 5ª série (hoje 6º ano).

E nesses 30 anos vem realizando um trabalho de excelência para a educação de Barra de São Francisco e região.

A Pedagogia da Alternância prevê ensino em tempo integral para os alunos da escola que adotam a metodologia. No caso do CEFFA Normília Cunha dos Santos, atualmente, os alunos estudam, das 7h às 17h durante três dias e passam a noite e os outros dias em casa, mas praticando o que aprendem na escola.

Mas, nem sempre foi assim. No início, nos anos 1990 até 2016, os estudantes passavam uma semana na escola, em regime de internato, ou seja, comiam, bebiam, dormiam e estudavam no local e passavam a outra semana em família. A partir de 2017, os estudantes passaram a estudar da forma atual.

“Hoje eles têm transporte para ir e voltar e passam o dia aqui, como uma família, lavam as vasilhas que sujam, limpam os banheiros enfim, têm um convívio diário que ajuda muito a escola a ter sucesso na aprendizagem”, relata Lucinéia.

“Agora eles têm também novos componentes curriculares que ajudam muito na auto-organização, como artes, agricultura, zootecnia, planos de estudo, caderno de realidade, são matérias que ajudam os alunos a construírem um projeto de vida”, destaca Márcia Hartvig.

Pedagogia da alternância

A Pedagogia da Alternância é uma formação com períodos alternados de vivência e estudo na escola e na família, acompanhados pelos monitores. Esta pedagogia permite uma formação global onde a experiência e a sistematização ficam presentes; da experiência brotam os novos conhecimentos que são retomados pela escola para aplicação imediata em outras situações de aprendizagem.

Por meio da Alternância o aluno analisa sua realidade através das atividades trabalhadas nos períodos escolares e a partir de observações constantes que faz no meio sócioprofissional, no meio familiar.

A Pedagogia da Alternância permite que os conteúdos de ensino da Escola Família Agrícola sejam verdadeiramente vinculados ao meio de vida do aluno. A família, a propriedade não é apenas o lugar onde o aluno vai colocar em prática as suas experiências escolares, mas é o lugar onde o aluno vai incorporar ao seu trabalho as interrogações e as preocupações levantadas nas reflexões feitas na escola.

Características da Pedagogia da Alternância

Um projeto educativo;

Prioridade da experiência sócioprofissional;

Articulação de espaço e tempo em diferentes situações;

Dispositivo pedagógico;

Concepção especifica do educador/monitor:

Um conjunto de parceiros na formação;

Condições favoráveis a aprendizagem.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

CEFFA Normília Cunha dos Santos apresenta relatos de experiência da Pedagogia de Alternância

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
94 %
0.5kmh
40 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também