21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Cesan e ArcelorMittal assinam doação de terreno para estação de produção de água de reúso – Notícias do ES


O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quarta-feira (23), do evento de oficialização da doação de terreno da empresa ArcelorMittal Tubarão para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) visando a implantação de uma nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A área doada tem 11.000 metros quadrados no bairro São Geraldo, no município da Serra.

O local vai abrigar a estação que vai tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial. O terreno de grandes proporções fica localizado atrás do Fórum Cível da Serra, próximo ao acesso principal da empresa siderúrgica. A área doada pode ser estendida no futuro para 21.340 metros quadrados.

A medida vai permitir que, após o pleno funcionamento da estação, o Governo do Estado implante o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para tratamento de esgoto sanitário para fins de reúso industrial.

“Com o reúso, teremos um volume significativo de economia de água. É uma inovação fruto dessa nossa parceria com a iniciativa privada. São passos importantes que o Governo do Estado dá para termos uma vida mais saudável. Até 2027, vamos universalizar o esgotamento sanitário da Grande Vitória. Ter qualidade de vida é muito importante! Para nós que debatemos o futuro da economia do País e de nosso Estado, sabemos que precisamos avançar também na qualidade de vida dos cidadãos”, pontuou o governador Casagrande.

“A doação deste terreno marca o nosso comprometimento em participar de forma ativa deste projeto. Somos referência em gestão hídrica, com uma série de investimentos nesta área. Já temos a maior unidade de dessalinização de água do mar em operação do Brasil, e agora seremos a primeira empresa capixaba a utilizar em nossos processos industriais água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário”, explicou o CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.

A nova estação terá capacidade de produzir um volume de água de reuso de 720 m³/h, o que equivale a 300 l/s. Em uma iniciativa inédita, ficou acordado entre a empresa e o Governo do Estado que este volume de água produzido a partir do tratamento de esgoto será adquirido pela ArcelorMittal e utilizado para fins industriais. O fornecimento será por meio de um contrato de 30 anos.

De acordo com o diretor presidente da Cesan, Munir Abud, a nova estação permitirá poupar a captação de água do Rio Santa Maria da Vitória, além de proporcionar uma destinação para a água de reuso. “Esses 300 litros por segundo dariam quase 3.800 piscinas olímpicas por ano que deixam de ir para natureza e passam a ter uma destinação nobre”, enfatizou.

A medida reforça o compromisso da empresa com a gestão hídrica do estado, já que vai reduzir ainda mais a quantidade de água do Rio Santa Maria da Vitória utilizada pela produtora de aço, disponibilizando um volume maior do recurso para a população.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; e o promotor de Justiça, Marcelo Lemos Vieira, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

(Com informações da Gerência de Comunicação e Relações Institucionais – ArcelorMittal Tubarão)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Desiery Marchini / Charley Fernandes / Mirela Marcarini
(27) 2127-5074
[email protected]

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
95 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também