23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

CMEITI Idalina Maria Machado Fiel realiza 1º Sarau Musical – Notícias de Nova Venécia

Na manhã da última sexta-feira (27), a Prefeitura de Nova Venécia e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) prestigiaram o I Sarau Musical realizado pelo CMEITI Idalina Maria Machado Fiel.

Com criatividade, cores, alegria e muito conhecimento, o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral recebeu, logo na entrada, os convidados ao som da Banda Marcial Professora Arlene Geraldo, composta por estudantes da escola de mesmo nome e regida pelo Maestro Mateus Mateus Bonifácio.

Em uma das primeiras atividades do dia, os familiares eram conduzidos a participar da pintura de uma das redes que faz parte do projeto Redário Encantado.

Durante o Sarau, a escola lançou o projeto e a comunidade escolar tomou conhecimento de como suas etapas foram conduzidas. O projeto Redário Encantado foi desenvolvido pelos professores em sala de aula, que inicialmente escolheram uma história da literatura infantil para trabalhar em forma de sequência didática, que incluía aulas de campo, teatro, aulas práticas, danças, oficinas e maquetes. Trabalhos que duraram o ano todo. Daí foram confeccionadas pelas crianças as redes feitas em tecido resistente para garantir a segurança do uso efetivo das peças. 

Com as atividades do projeto em andamento, a equipe escolar enviou para as famílias um link com um enquete em que o nome do projeto foi escolhido pelo título mais votado. As redes produzidas cumprem o papel do conhecido “cantinho da leitura”, porém, totalmente inusitado, em que a criança pode curtir a leitura literalmente no balanço da rede, que, segundo os próprios profissionais, transformou-se num espaço mais aconchegante durante a contação e deleite das histórias.

Para a diretora da escola, o projeto tomou uma proporção grandiosa graças ao empenho de toda equipe, a colaboração das famílias e de algumas empresas e voluntários. “Nosso objetivo é tornar a literatura infantil parte da vida das crianças, estimulando a criatividade, empatia, raciocínio, respeito, imaginação e desenvolvimento cognitivo e da linguagem”, afirmou a profissional.

Ainda na programação do I Sarau Musical do CMEITI estava a apresentação de cantigas que fazem parte da rotina da educação infantil. Nas coreografias, as crianças se tornaram grandes músicos tocando seus instrumentos fabricados por elas mesmas, dançando e encantando todos os presentes.

Para a professora de arte da escola, o trabalho realizado por meio das cantigas estimula o brincar, desenvolve a audição, o ritmo, o equilíbrio, a linguagem oral e a memória. “As cantigas são a porta de entrada para outros mundos”, explicou.

Ascom | PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

CMEITI Idalina Maria Machado Fiel realiza 1º Sarau Musical

Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
91 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também