24.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Professores de geografia da rede fazem formação no Ifes – Notícias de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, na última quinta-feira (26), realizou mais uma etapa da formação continuada em serviço para os professores de geografia da rede que atuam no ensino fundamental anos finais.

A capacitação ocorreu no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia – LAPEG – do Ifes, conduzida pelo professor da própria instituição, Hedeone Heidmam da Silva, que desenvolveu  a temática Geografia e Educação Científica – Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), atualmente, reconhecida por ser uma das metodologias de ensino mais modernas e por ajudar o estudante a entender o conteúdo na prática com mais engajamento, autonomia e protagonismo.

Segundo o formador, a educação científica é uma área de pesquisa que se dedica ao compartilhamento de informação relacionada à ciência com indivíduos que não são tradicionalmente considerados como parte da comunidade científica. “Os indivíduos-alvos podem ser crianças, estudantes universitários, ou adultos dentro do público em geral”, explicou o professor, que é Mestre em Geografia.

Para um professor da rede, com a formação ele pôde enumerar as contribuições que o ensino por meio da ABP proporciona. “A formação de cidadãos críticos no contexto da educação científica, situações e desafios do cotidiano são inseridos no ambiente escolar e acadêmico, como, questões socioambientais, que demandam uma aprendizagem ampla e interdisciplinar de conteúdos: ecologia, de ciências sociais, de geografia, de química, assim como habilidades: ser capaz de trabalhar em equipe ou negociar decisões”, afirmou.

Ascom | PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Professores de geografia da rede fazem formação no Ifes

Vitória
céu pouco nublado
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
94 %
1.5kmh
20 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também