23.8 C
Vitória
sexta-feira, abril 26, 2024
sexta-feira, 26 abril 2024

Com falhas na estrutura, barragem de Duas Bocas em Cariacica receberá inspeção

A barragem, que é responsável pelo armazenamento de água e abastecimento de parte do município de Cariacica, é operada pela Cesan

A Barragem de Duas Bocas, em Cariacica, receberá uma visita técnica do Governo do Estado nesta terça feira (29). A construção,  segundo relatório da Agência Nacional das Águas (ANA) divulgado no fim de 2017, está com a idade avançada e anomalias na estrutura.

A inspeção foi anunciada nesta segunda-feira (28) durante coletiva do Governo do Estado. Membros da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Cesan vão inspecionar a estrutura do local.

A barragem, que é responsável pelo armazenamento de água e abastecimento de parte do município de Cariacica, é operada pela Cesan.

ES têm 3 barragens com problemas estruturais

Segundo a Agerh, a agência tem feito inspeções de rotina nas barragens do estado. Além da Barragem de Duas bocas, as barragens de Santa Julia e Alto Santa Júlia, em São Roque do Canaã, também apresentam problemas como fissuras no barramento em concreto e percolação sob barramento de concreto, ou seja, a penetração da água pela estrutura. A análise também foi apresentada no relatório da Agência Nacional das Águas.

O Governo do Estado aponta que tem feito inspeções de rotina nas barragens citadas e que os proprietários já foram notificados. Além disso, afirma que visitou, nos últimos cinco meses, 51 barragens. Neste mês, quatro empreendimentos já foram vistoriados: dois em São Roque do Canaã (citados acima) e duas em Marilândia.

Espírito Santo 

Em 2017, o Espírito Santo possuía 28 barragens cadastradas, sendo 19 classificadas quanto à Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA). Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), que é o órgão responsável pelas licenças de barragens, no mesmo ano, existiam cerca de 9.300 barragens regularizadas, enquanto na AGERH, que é o órgão responsável por emitir outorgas, tinha em seu cadastro, 2.917 barragens outorgadas.

“Esse cenário nos leva a considerar o número significante de barragens que não possuem outorga e estão ocultas no que concerne à segurança de barragens, uma vez que é notório que muitas delas têm potencial para causar perdas de vidas e de bens consideráveis, se vierem a romper”, diz a AGERH no relatório.

Brasil

Dados do relatório de Segurança de Barragens de 2017 apresentam um levantamento de 2017 com uma lista de 45 barragens que, segundo 13 órgãos de controle, teriam situação preocupante, “por possuírem algum comprometimento importante que impacte a sua segurança”. A barragem de Brumadinho, da Vale, não aparece na relação nem mesmo é citada no relatório.

Entre os 45 empreendimentos com problemas estruturais, a ANM apresenta cinco barragens, todas em Minas Gerais, mas nenhuma delas da Vale. Os dados apontam ainda que Agência Nacional de Mineração (AMN) é responsável pela fiscalização de 790 barragens de rejeito pelo País. O trabalho de fiscalização, porém, limitou-se a apenas 211 vistorias ocorridas em 2017, o que equivale a 27% dessas instalações.

Fonte: Folha Vitória

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
92 %
4.9kmh
75 %
sex
25 °
sáb
27 °
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também