22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

CONTENÇÃO DE ENCOSTA NA LADEIRA DO BESOURO: CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FAVORECEM O BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS – NOTÍCIAS DE SÃO MATEUS

01/11/2023

Tempo firme e ensolarado, as obras de movimentação de terra – retirada da massa que deslizou durante as enchentes e material recortado do barranco – e preparação da encosta para acolher o muro de contenção seguem dentro do cronograma das obras na Ladeira no Besouro, em São Mateus. Os trabalhos estão sendo feitos pelo Governo Estado, em parceria com a Prefeitura. O valor do investimento é cerca de R$ 51 milhões. 

Para facilitar o processo, a execução dos serviços está sendo feita por trechos. Nas proximidades do antigo mirante o recorte necessário está praticamente concluído e a próxima fase será a escavação de uma trincheira onde será instalada a base do muro de gabião.

O segundo trecho, onde o deslizamento deixou um barranco quase vertical, exige maior cuidado e a retirada de terra está sendo feita de forma escalonada, em sistema de degrau, inclusive para permitir a demolição da fundação do prédio que existia naquele local.

O terceiro e último trecho, embora de menor altura, exigirá cuidados adicionais. Segundo João Marcos de Souza, engenheiro de campo da empresa contratada, o tipo de solo, mais siltoso que nos trechos anteriores, é mais instável e demandará ainda mais atenção.

“Todas as dificuldades da execução desta obra foram consideradas durante a elaboração do cronograma dos serviços e a segurança dos trabalhadores e operadores de máquina está em primeiro lugar. Deixamos este trecho por último, o que permitirá adiantar a trincheira e vir substituindo o solo de forma escalonada, minimizando os riscos” – explicou Souza.

CUIDADOS ADICIONAIS
Antes da escavação da trincheira para construção da base da estrutura, a água que brota em certos trechos da encosta – não tem qualidade para ser aproveitada – será canalizada por tubos de drenagem e conduzida de forma unificada, para desaguar no Rio Cricaré.

A pedido da Comunidade, um carro pipa está jogando água na avenida, por onde passam os caminhões que retiram a terra, para reduzir a emissão de poeira e minimizar o incômodo dos moradores.

Lista de Fotos

Fonte: Prefeitura Municipal de São Mateus.

CONTENÇÃO DE ENCOSTA NA LADEIRA DO BESOURO: CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FAVORECEM O BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também