26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Deputado Tyago Hoffmann acompanha implantação da Ferrovia F-118, ligando Cariacica a Anchieta

Por Fabiano Peixoto

Na última quinta-feira, 14 de março, uma aura vibrante tomou conta da cidade de Anchieta quando o estimado deputado estadual Tyago Hoffmann, acompanhado por seu dedicado chefe de gabinete, Geovane Meneguelle, dirigiu-se à imponente sede da empresa VALE S/A. O propósito dessa visita era nada menos que acompanhar de perto o avanço do processo de implantação da Ferrovia F-118, um projeto que, dia após dia, vai deixando de ser apenas um sonho para se transformar em uma realização tangível.

“Anchieta precisa se preparar para as oportunidades que a ferrovia trará consigo. O setor público deve incentivar o setor privado a aproveitar as vantagens desse empreendimento. É necessário organização e planejamento para explorar todo o potencial”, declarou com convicção Tyago.

A magnitude do empreendimento não deixa dúvidas sobre seu impacto. Com investimentos da ordem de R$ 6 bilhões a serem realizados pela VALE, a Ferrovia F-118 promete conectar cidades e regiões, estendendo-se por aproximadamente 80 quilômetros entre os municípios, além de uma conexão adicional de 20 quilômetros com o Porto de Ubu e um pátio ferroviário. O traçado majestoso atravessará municípios como Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e, claro, Anchieta.

A construção dessa via expressa está perfeitamente alinhada com a visão do Governo do Estado de materializar o desenvolvimento do Espírito Santo. A ferrovia não apenas ligará um dos complexos siderúrgicos mais importantes do mundo, localizado em nossas próprias terras, mas também servirá como espinha dorsal para outros setores industriais e comerciais da região Centro-Oeste.

A proposta ambiciosa de estender esse ramal até o Rio de Janeiro é um testemunho do compromisso da VALE em promover o desenvolvimento regional. A implantação desse ramal representa um investimento bilionário, uma parceria sólida entre os setores público e privado, com a sociedade como beneficiária final. Os desafios são imponentes, desde os trâmites burocráticos de licenciamento ambiental até as complexidades das desapropriações necessárias.

E como se isso não fosse suficiente para encher os corações de esperança, a VALE se comprometeu generosamente a doar o projeto básico do segundo trecho da ferrovia, conectando Anchieta a Presidente Kennedy. Um trecho de 87 quilômetros que representa um passo adiante rumo à consolidação da EF-118. Esse projeto básico não é apenas um documento, é a promessa de viabilizar investimentos de grande porte, de engajar os órgãos públicos e atrair parceiros e investidores para tornar essa visão uma realidade palpável.

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
28.8 °
26.6 °
75 %
1.8kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também