spot_img
23.9 C
Vitória
sábado, maio 4, 2024
sábado, 4 maio 2024

Desafio da Baleia Azul: Polícia do ES alerta sobre riscos do jogo que pode levar à morte

nao-instale-o-jogo-da-baleia-azul-porque-ele-rouba-os-seus-dados-diz-boato

Desde a última semana, um jogo vem ganhando espaço nas redes sociais e preocupando pais de crianças e adolescentes. O “Desafio da Baleia Azul” ou “Blue Whale”, está longe de ser uma brincadeira saudável e ultrapassa todos os limites do perigo, colocando em risco a vida dos participantes em 50 tarefas realizadas diariamente, que incluem automutilação e suicídio.

O desafio começou na Rússia e foi o responsável pela morte de centenas de jovens. No Brasil, ele começou a se espalhar nos últimos dias e já pode ter feito ao menos três vítimas. Diante dos casos suspeitos em alguns estados, o delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini, afirmou que ainda não há registro de ocorrências no Estado.

Segundo ele, a delegacia já atua de forma preventiva,  por meio da publicações nas redes sociais para orientar e prevenir que jovens se envolvam ou caiam em armadilhas relacionadas ao jogo. Pazolini explica ainda que os responsáveis traçam o perfil do jovens que desejam atrair antes. “Pela leitura que temos feito dos fatos, essas pessoas chamadas de curadores buscam crianças e adolescentes com perfil depressivo ou dificuldade de relação, por isso reforçamos a importância da manutenção da relação por parte dos pais”, explica.

Uma dos indícios que os pais precisam observar nos filhos é a questão do isolamento. O delegado faz um alerta para o acompanhamento diário de tudo o que é acessado no ambiente virtual, através de aplicativos e filtros que bloqueiam alguns sites ou conteúdos maliciosos. Para ele, as crianças e adolescentes não devem ficar sozinhos e em um ambiente fechado enquanto navegam na internet.

“A nossa recomendação é que nunca a criança ou adolescente tenha acesso ao ambiente virtual através de qualquer dispositivo em quarto fechado, que possa ser controlado só por ele. Nós temos orientações complementares de verificar sintomas, indícios ou indicativos como alteração na qualidade do sono com pesadelos durante a noite, queda no rendimento escolar, desinteresse pelas atividades rotineiras da escola, alteração na alimentação e automutilação, que faz parte de uma das tarefas do desafio”, orienta.

Crianças e adolescentes que receberem qualquer tipo de mensagens ou convites para participar de grupos relacionados ao desafio, devem informar aos pais e procurar a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Já os jovens, com 18 anos ou mais, podem procurar a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE).

DENÚNCIAS

• Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)
Telefone: (27) 3132-1917
Endereço: Rua Lisandro Nicoleti, s/n – Cruzamento, Vitória – ES, 29041-630

• Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE)
Telefone: (27) 3137-2607
Endereço: Av. Nossa Sra. da Penha, 2290 – Santa Luzia, Vitória – ES, 29045-402

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
sáb
28 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também