26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Detran|ES orienta sobre transporte escolar na volta às aulas

Com o retorno das aulas após o período de férias, muitas famílias já iniciam os preparativos para a contratação do transporte escolar. Neste contexto, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca a importância dos cuidados na escolha desse serviço, visando garantir a segurança dos estudantes no trajeto entre casa e escola.

Uma das principais recomendações do órgão é que os interessados verifiquem a regularidade do veículo e do condutor no site do Detran|ES, por meio da aba de Consulta de Transporte Escolar. Essa consulta pode ser realizada a partir da placa da van escolar ou do nome/CPF do prestador de serviço, informando se o veículo e o condutor estão aptos para essa função.

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, ressalta a importância de contratar um serviço regular, ainda que o custo seja um pouco mais elevado. Isso se deve ao fato de que o transporte escolar regular passa periodicamente por vistorias que atestam a conformidade do veículo com as normas de segurança, assim como a capacidade do condutor para realizar essa atividade.

Para a regularidade do veículo, a legislação exige que o mesmo passe por vistorias semestrais para garantir a conformidade com as normas de segurança. O condutor, por sua vez, precisa atender a requisitos como histórico de bom motorista, habilitação na categoria ‘D’, realização de curso específico e apresentação de certidões negativas criminais.

Além disso, é obrigatório que veículos que transportam estudantes com até nove anos de idade contem com a presença do “monitor escolar”. Esse profissional deve ter mais de 18 anos e atender a requisitos similares ao condutor.

O Detran|ES orienta que, em casos de irregularidades relacionadas ao transporte escolar, os cidadãos denunciem a situação por meio do telefone ou e-mail da ouvidoria do órgão. Fornecer o máximo de informações, como nome da escola e características do veículo, facilitará o trabalho dos agentes de fiscalização.

Para mais informações sobre o transporte escolar no Espírito Santo, os interessados podem acessar o site do detran.es.gov.br/transporte-escolar.

Contato com a imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles
[email protected]

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também