21 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Educação capixaba recebe cadernos e acervo bibliográfico inovador

Governo do Espírito Santo lança cadernos metodológicos para educação socioemocional e cognitiva

Na última terça-feira (05), o Palácio Anchieta, em Vitória, foi palco do lançamento de cinco cadernos metodológicos pelo Governo do Estado. O objetivo dos cadernos é fornecer ferramentas estratégicas que ajudem os estudantes a tomar decisões claras e objetivas para garantir o bem-estar de cada um.

Desenvolvidos pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com instituições e professores das redes municipal, estadual e federal, os cadernos abordam temáticas como Pensamento Computacional, Educação Financeira e Fiscal, Escolas Plurais, Educação Ambiental e Prevenção ao uso de drogas. Cada caderno tem um enfoque específico para atender às diferentes realidades escolares.

O material está alinhado com as novas diretrizes da educação propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo do Espírito Santo. Além disso, dialoga com as políticas públicas do Estado ao envolver outros setores do governo, da sociedade civil e instituições de ensino.

A elaboração dos cadernos contou com a participação de aproximadamente 50 professores da Rede Estadual, que propuseram atividades que conectam habilidades curriculares às temáticas integradoras. O apoio dos técnicos educacionais da Gerência de Currículo da Educação Básica e de parceiros na diagramação e impressão foi fundamental para a realização desse projeto.

O governador ressaltou a importância da educação ao mencionar o lançamento do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, que incentiva a poupança de alunos do Ensino Médio. Além disso, destacou a relevância dos cadernos metodológicos não apenas para os alunos, mas para toda a sociedade, visando promover valores como o respeito e a convivência harmoniosa.

O lançamento dos cadernos também marcou a entrega do Acervo Bibliográfico Capixaba, composto por cerca de 40 mil exemplares de livros de autores capixabas ou residentes há mais de cinco anos no Estado. Esses livros serão disponibilizados em mais de 400 unidades de ensino da Rede Estadual, beneficiando estudantes dos anos finais dos Ensinos Fundamental, Médio e da educação de jovens e adultos.

A aquisição de acervos bibliográficos faz parte do Programa Mais Leitores, que busca promover a leitura nas escolas do Espírito Santo. O secretário da Educação enfatizou o trabalho coletivo envolvido na valorização das obras literárias capixabas.

Com todas essas ações, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a educação e a promoção do conhecimento, valorizando a cultura local e buscando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo, com Giovani Pagotto, pelo telefone (27) 98895-0843, ou com a Assessoria de Comunicação da Sedu, com Íris Carolina ou Geiza Ardiçon, pelos telefones (27) 3636-7707 / 3636-7706 / 3636-7705.

Acesse também o site oficial do governo do Espírito Santo em www.es.gov.br.

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
21 ° C
21 °
19.9 °
92 %
1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também