30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

​Escola de Santos Dumont recebe quadra após 16 anos de espera – Notícias de Vila Velha


Uma obra que se arrastava há 16 anos foi inaugurada nesta terça-feira (26) em Santos Dumont, Vila Velha. A realização de um sonho de toda comunidade, a quadra da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Diretora Zdmea Camargo Damasceno vai atender quase 600 estudantes do 1º ao 9° ano.
 
“Muitos alunos entraram e saíram da escola sem ter esta quadra. É muito importante ter um espaço para praticar esportes. Não tínhamos um local de lazer. Vamos aproveitar demais este espaço”, comemorou Arthur Diniz Mendonça, aluno do 8° ano.
 
Ao assumir a gestão municipal, o prefeito Arnaldino Borgo determinou a retomada da obra, que contemplou a conclusão de toda área externa da quadra poliesportiva (393,53 m²), pátio coberto (147,94 m²), banheiros, passarela de interligação entre prédio existente e pátio coberto, reforços e recuperação da estrutura de concreto, bem como da cobertura metálica do pátio, além da substituição total das telhas e peças metálicas da quadra.
 
Entre as benfeitorias realizadas também estão a urbanização, muros, muretas, gradis, trechos de contenções, paisagismo, infraestrutura de drenagem, esgoto, alimentação de água e redes elétricas, compatíveis com os projetos apresentados.
 
Lenda urbana
 
O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou que a atual gestão está “acabando com as lendas urbanas da cidade. É um exemplo de hoje: dezesseis anos para uma escola ficar pronta. Isso, para mim, é uma lenda urbana. E o município agora concluiu”. O prefeito lembrou ainda outras “lendas urbanas” entregues recentemente pela prefeitura e que os moradores aguardavam há décadas, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Jabaeté, inaugurado em julho de 2023, depois de 13 anos de construção; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra, 12 anos de construção; e o Museu Homero Massena, que levou sete anos de construção.
 
E completou: “Se não tiver uma prefeitura equilibrada administrativamente e economicamente, você não consegue resolver os desafios que a cidade impõe. Não foi fácil tirar esta obra do papel e entregá-la. Quando a gente entrega um equipamento desse, a responsabilidade da diretora e dos professores aumentam, porque o equipamento está completo. Agora, é só potencializar e cuidar do nosso futuro, que são as nossas crianças, investindo na educação e no esporte, maiores ferramentas de transformação social”.
 
Hyngrid Calegari, moradora de Santos Dumont há 19 anos, também comemorou a entrega do espaço adequado para atividades de educação física e de recreações. “Depois de 16 anos, 6 meses e 10 dias lutando conseguimos realizar mais do que um sonho. O prefeito prometeu e entregou esta obra. Quando começou, em 2007, meu filho só tinha dois aninhos de idade. O Ícaro, que vai fazer 18 anos, estudou aqui cinco anos e saiu desta escola sem utilizar esta quadra, assim como muitas outras crianças”, ressaltou. 
 
“Problemas contratuais”
 
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que, quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2021, a obra da quadra estava “quase paralisada”. “Tocar um contrato, feito na gestão anterior, desequilibrado, com vários problemas contratuais, não é fácil. Foi um desafio. Nós entendemos que não cabia licitar novamente uma obra que estava quase finalizando. Nós persistimos até que conseguimos entregar a obra com a qualidade que a comunidade merece. Hoje a gente retira do papel mais um sonho desta comunidade”, afirmou.
 
As melhorias de infraestrutura na quadra fazem parte do contrato, assinado em 9 de outubro de 2019, que previa também a conclusão da construção da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno, com investimento total de R$ 1.998.161,99.
 
Emoção
 
O primeiro aluno matriculado na escola Diretora Zdmea Camargo Damasceno, em 1980, Marcelo de Azevedo Coutinho, visivelmente emocionado, também destacou o orgulho de ver a inauguração. “Como ex-aluno, professor, pai de aluno e morador do bairro há 48 anos, posso dizer que essa quadra é um divisor de águas, que vai resgatar a atividade física e a alegria de todas as crianças dessa escola. Os meus filhos, Anita e Davi, estudam aqui. A comunidade só tem a agradecer”.
 
A secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, também ressaltou a importância da obra, sonho antigo da diretora Zdmea Camargo Damasceno, que dá nome à escola. “Essa quadra também é um sonho para as crianças que aguardam há muito tempo. Vamos incentivar o esporte, os projetos de dança, de futebol”, observou.
 
“A comunidade, a escola e a equipe Zdmea estão muito felizes por este momento. Os olhinhos dos alunos estão brilhando. Se a Zdmea já fazia acontecer sem este espaço, agora, vai ser sensacional”, afirmou a diretora da unidade desde 2013, Tatiana Martins Passos.
 
Moradora do bairro há 33 anos, Rosane Souza Carvalho também prestigiou a inauguração. “É maravilhoso ter esta quadra. Estávamos esperando há 16 anos. Minha filha e meu filho estudaram aqui. Hoje, são as minhas netas, Letícia e Melissa, que estudam aqui e vão poder curtir essa quadra. Estamos felizes”, ressaltou.
 
Investimentos
 
A gestão do prefeito Arnaldinho Borgo já construiu e entregou 14 novas escolas, ampliando as vagas na rede municipal de ensino de 51.812 alunos matriculados em 2021, para 54.838, em 2023. Até o momento, 99 escolas foram reformadas e receberam melhorias, e outras cinco creches estão em construção: as Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEIs) de Jaburuna, São Conrado, Jabaeté, Sítio Batalha e Tia Nenzinha (Bloco 2), em Divino Espírito Santo, o que vai garantir mais de 1.200 novas vagas.
 
Entregas na área da educação:
 
Novas Unidades Escolares:
1 – UMEI Vereador Arnaldo Borgo
2 – UMEI Tia Nenzinha (Bloco 1)
3 – UMEI Diretora BelyCarlla Rodrigues Juniar
4 – UMEI Julierme da Cruz Dias
5 – UMEI Juvacy Frechiani
6 – UMEI Prof. Joaquim Alberto de Oliveira “Prof. Tio Joaquim” (2023)
7 – UMEFTI Ezequiel Leal (2023)
8 – UMEF Prefeito Vasco Alves (2023)
 
Unidades Escolares Municipalizadas:
9 – UMEF Jorge Anízio Borjaille
10 – UMEF Barão do Rio Branco
11 – UMEF Domingos Jose Martins
12 – UMEF Dante Michelini
13 – UMEF Des. Cândido Marinho

Unidade Escolar Adquirida:
14 – UMEIEF Flávia Borgo

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Escola de Santos Dumont recebe quadra após 16 anos de espera

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também