spot_img
22.7 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Expansão urbana de Barra de São Francisco já mais de mil lotes em três projetos e deve chegar a cinco mil novas moradias até 2029 – Notícias de Barra de São Francisco

No centro estratégico de convergência de duas estradas de ferro já autorizadas pelo Governo Federal à Petrocity Ferrovias, o município de Barra de São Francisco tem uma expansão estimada em 20% na sua área urbana nos próximos cinco anos.

São mais de 2 mil lotes que serão comercializados por empresas privadas, cujos projetos estão em processo de autorização ou já foram autorizados pela Prefeitura.

Somente o Grupo Maurício Toledo (GMT) acabou de adquirir uma área de 7 alqueires para lançar 1.400 lotes urbanizados nos próximos meses.

O GMT já tem dois empreendimentos imobiliários em andamento, no córrego Miracema, saída para Mantena (MG).

Outro empresário, Alair Costa, também já lançou o Loteamento Universal, logo depois do Patrimônio das Moças, com 194 lotes, em 65 mil m² também já está com os lotes à venda.

Nesta segunda-feira, 4, o empresário Eduardo Santana, anunciou o lançamento em parceria com outros empresários da cidade, de mais um loteamento no município, desta vez na saída para Colatina, em frente ao trevo da Rodovia do Contorno. São 280 lotes e uma área de 532 mil m², com projeto urbanístico que inclui pista de caminhada, área de lazer e prática de exercícios, entre outras novidades.

Recentemente o prefeito Enivaldo dos Anjos, falando sobre a implantação das duas ferrovias que se encontrarão em Barra de São Francisco e seguirão até São Mateus, no leste do Espírito Santo, disse que elas trarão, entre outras coisas, um ‘boom’ imobiliário no município. 

“Acredito que teremos até cinco mil novas residências na cidade. Só na nova avenida (avenida Ery Fortes da Silva) que estamos implantando, entre o Campo Novo e a Mineração Toledo, poderão ser construídas pelo menos duas mil novas residências com investimentos da iniciativa privada. Esta nova avenida será exclusiva para veículos leves, enquanto a ES-381 ficará disponível também para os veículos pesados”, informou. 

“Estamos criando o ambiente favorável para os investimentos. É isso que o empresário deseja. A cidade está fervendo de otimismo com o futuro. As pessoas demonstram isso e, diante de tudo o que estamos promovendo, a gente percebe como a cidade está movimentada e alegre. Vamos crescer de forma planejada, com loteamentos dotados de infraestrutura. Vários terrenos já estão sendo adquiridos com esse propósito”, disse Enivaldo.

Crescimento

O município de Barra de São Francisco tem 933 quilômetros quadrados com população estimada de 45.301 habitantes, um crescimento de 12,5% em relação ao último censo realizado em 2010.

De acordo com o IBGE, em 2020 o salário médio mensal dos trabalhadores de Barra de São Francisco era de 1,8 salários mínimos, apesar da substantiva melhoria nos últimos 20 anos com a expansão da indústria de rochas ornamentais. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total está na faixa de 18,1%, sendo que em 39% dos domicílios a renda per capta é de meio salário mínimo.

“Estamos investindo para melhorar os índices socioeconômicos do município. Leva algum tempo, mas alguém tem que começar. Pelo lado do poder público, compete-nos criar um ambiente de segurança institucional, responsabilidade administrativa e melhorar o estado de ânimo da população. Sentindo isso, o empreendedor vem”, disse Enivaldo, citando os investimentos sociais de sua gestão no enfrentamento da segurança nutricional da população em situação de vulnerabilidade, nas atividades de lazer e na qualificação profissional.

Da mesma forma, o prefeito acredita que o investimento que a prefeitura fará no novo centro administrativo no prédio do TD Hotel bem ao lado de onde será construida a nova rodoviária da cidade são iniciativas que ajudam na formação de um ambiente de desenvolvimento.

Os mais de dois mil lotes legalizados que serão colocados à venda em torno da sede municipal terão grande impacto na área urbana. Atualmente, segundo dados da Prefeitura, há 21.469 imóveis cadastrados em todo o município. Destes, há uma estimativa de que em torno de 16 mil sejam na sede.

Há 15.791 imóveis construídos, na sede e nos seis distritos, 5.316 não construídos, 249 construções em andamento, 21 construções paralisadas, seis em demolição e 46 em ruínas. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Expansão urbana de Barra de São Francisco já mais de mil lotes em três projetos e deve chegar a cinco mil novas moradias até 2029

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
93 %
0.9kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também