spot_img
28.9 C
Vitória
segunda-feira, maio 6, 2024
segunda-feira, 6 maio 2024

Fabrício Petri fala sobre ações que tornaram Anchieta destaque no empreendedorismo em evento estadual

Fomentando o empreendedorismo com diversas ações, o município foi a cidade capixaba que mais se destacou no segmento em 2022, elevando o índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo- ICEE.

No último dia 25 (quarta-feira), o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, participou do 2º Encontro Estadual Cidades Empreendedoras, no Centro de Convenções de Vitória, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES). Na ocasião foram publicizados os resultados obtidos pelos municípios em 2022 e apresentados os desafios e perspectivas para 2023. Anchieta foi destaque no Estado, pois foi o município com o maior índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo- ICEE em 2022com nota 8,6.

O Encontro Estadual de Cidades Empreendedoras teve objetivo de motivar a gestão pública e a cultura empreendedora como elementos fundamentais para a promoção do desenvolvimento territorial e melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. A secretária de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos, Paula Louzada, também esteve presente juntamente com sua equipe.

evento contou com representantes de todos os municípios capixabas e teve como principal tema a importância do empreendedorismo para economia dos municípios capixabas, além de destacar a parceria entre as entidades empresariais presentes e o poder público. O prefeito Fabrício Petri teve a oportunidade de falar de suas experiências e ações que fizeram Anchieta se destacar no segmento em 2022.

Anchieta: avançando no empreendedorismo

Desde 2021 a Prefeitura de Anchieta aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, que é desenvolvido pelo Sebrae-ES, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).

Após adesão ao Programa Cidade Empreendedora, em 2021, Anchieta teve sua primeira autoavaliação. Na época o município obteve nota 7,1 no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedor (ICEE). Na ocasião foram identificadas as lacunas presentes na gestão pública municipal que incidem na sua capacidade de estimular o empreendedorismo local.

Conforme a Secretária de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos, Paula Louzada, a partir do diagnóstico realizado em 2021, o município organizou um conjunto de ferramentas e soluções para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades. “As ações foram desenvolvidas ao longo de 2022 por diversos órgãos da prefeitura, com assessoria do Sebrae”, explicou a secretária, que monitora constantemente as ações.

Louzada explicou ainda que, após esse processo de aceleração, no final de 2022 foi realizada a segunda autoavaliação identificando que dos 222 itens avaliados, Anchieta conseguiu atingir o maior Índice de Capacidade e Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) entre os municípios capixabas, saindo de 7,1 e alcançando 8,6 – demonstrando possuir alto desempenho nas dimensões avaliadas.

O nosso Programa Socioeconômico Anchieta Criativa e Empreendedora dialoga com o Programa Cidade Empreendedora, transformando Anchieta, num município, cada vez melhor, para se trabalhar, investir e viver”, destacou o prefeito Fabrício Petri, que esteve presente no evento.

Na prática, diversas ações já estão mudando a realidade da cidade, estimulando que novos negócios surjam e ou se fortaleçam. A construção do Plano de Desenvolvimento Econômico, a nomeação de integrantes do Conselho que acompanhará a execução do Plano, a criação de um grupo de trabalho para revisar e desburocratizar os processos e procedimentos administrativos, a ampliação dos prazos de validade das licenças ambientais, entre outras, são algumas ações que estão permitindo avançar o empreendedorismo local.

E o reflexo disso na população é a ampliação da oferta de empregos nos comércios e empresas da cidade, incentivo a abertura do próprio negócio e fortalecimento de políticas públicas em diversas áreas, como educação, saúde, turismo, agricultura e pesca. Só para comparar, em 2020 o saldo de emprego era de 202, mas em 2022 saltou para 498, conforme o Caged. Também em 2022 foram abertas 621 empresas, incluindo Micro Empreendedor Individual (MEI).

Dedicado à melhoria da ambiência de negócios, o Programa Cidade Empreendedora está estruturado em cinco dimensões e tem como objetivo promover ações de desenvolvimento do ambiente empreendedor no município. Anchieta obteve em 2021 e 2022 os seguintes índices:

Dimensões Avaliadas

Índices Obtidos

2021

2022

Governança para estimulo ao empreendedorismo

6,3

9,2

Programas e Projetos de apoio ao empreendedorismo

7,2

8,1

Regulamentações e Legislação para melhoria do ambiente de negócios

6,7

7,6

Processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo

7,9

9,1

Recursos e Infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor

7,4

9,1

Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedor (ICEE).

7,1

8.6

 

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
28.9 ° C
28.9 °
28.9 °
61 %
4.1kmh
20 %
seg
28 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também