24.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Governo projeta usina de dessalinização no litoral capixaba

Governo do Estado anuncia projeto de dessalinização para oferta de água potável no Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo está planejando a instalação de uma usina de dessalinização com o objetivo de converter água do mar em água potável. O projeto será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) em parceria com a Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan), no âmbito da Carteira de Parcerias Público-Privadas (PPPs) estadual.

O Conselho Gestor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) validou a proposta, que visa oferecer uma fonte alternativa de abastecimento de água para a Região Metropolitana da Grande Vitória e para os municípios de Anchieta e Aracruz.

A capacidade da usina está prevista para 1.100 litros de água do mar convertidos em água doce por segundo, com volume suficiente para abastecer uma cidade com mais de 550 mil habitantes. O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, ressaltou a importância do investimento em alternativas hídricas para garantir água de qualidade para consumo humano e também para a indústria, que é fundamental para a economia local.

O edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) deverá ser lançado no primeiro semestre deste ano, possibilitando que empresas apresentem estudos de viabilidade e levantamento de dados sobre o projeto.

O presidente da Cesan, Munir Abud, afirmou que a tecnologia de dessalinização representa um avanço significativo para o saneamento no Espírito Santo, antecipando-se aos desafios atuais de abastecimento de água e promovendo a sustentabilidade ambiental.

Ricardo Ferraço e Munir Abud visitaram uma usina de dessalinização em operação no deserto de Atacama, no Chile, em novembro de 2023, para conhecer de perto a tecnologia utilizada no local. No mês seguinte, representantes da empresa espanhola GS Inima manifestaram interesse em instalar usinas de dessalinização no território capixaba.

Com a publicação do edital de PMI, outras empresas também poderão propor estudos de viabilidade para o projeto oferecendo oportunidades de desenvolvimento na área.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria, a Assessoria de Comunicação da Sedes, ou a Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan.

Fonte: Governo ES

Vitória
céu pouco nublado
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
94 %
1.5kmh
20 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também