21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim são as cidades mais seguras do ES

Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Vila Velha, Serra, Linhares, Vitória e São Mateus são as cidades mais seguras do Espírito Santo, estado que compõe a Região Sudeste do Brasil juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Esta lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidades classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A média geral de segurança do Espírito Santo é de 32,8 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, colocando o estado capixaba na 17ª posição entre as unidades federativas mais seguras do país.

1 – Guarapari

Guarapari é a cidade mais segura do Espírito Santo. Localizada na Região Metropolitana de Vitória e é abençoada por paisagens naturais que tornam o dia a dia de seus 125 mil moradores mais agradável. A 51 km da capital, o município capixaba apresenta uma taxa de 23,7 assassinatos por cada 100 mil pessoas.

Dentre as principais atrações da cidade está a orla da cidade, com praias urbanizadas, repletas de calçadões, quiosques, restaurantes e bares ao longo dela. As praias mais famosas e procuradas pelos turistas e moradores da região são a Praia do Morro, das Castanheiras, Areia Preta e Enseada Azul.

Por conta das belezas naturais do município, o turismo, o comércio e a prestação de serviços são as principais atividades econômicas.

2 – Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim fica na Região Sul do Espírito Santo, a 139 km de distância da capital capixaba. O local é o município mais populoso do Sul do ES, com 186 mil moradores. Ocupando o 2º lugar entre as cidades mais seguras do estado. A taxa média da cidade é de 24,7 mortes por 100 mil habitantes.

Depois dos municípios da Região Metropolitana de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim é a cidade mais populosa do estado, sendo um dos principais polos econômicos do Espírito Santo. O município também é conhecido nacionalmente por ser a cidade natal de um dos maiores cantores do Brasil: Roberto Carlos.

Às margens do Rio Itapemirim, as principais atividades econômicas da cidade giram em torno do extrativismo e beneficiamento mineral, inclusive, uma das maiores jazidas de mármore do Brasil tem sede no município. As atividades industriais, como a produção de cimento, também movimentam a economia local.

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também