29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

INPE emite Alerta de chuva forte na região do Caparaó-ES

INPE emite Alerta de chuva forte na região do Caparaó
INPE emite Alerta de chuva forte na região do Caparaó

Sete municípios da região do Caparaó estão sob alerta de chuva forte nas próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aviso para acumulado de chuva segue até às 23h59 deste domingo (1).

Caparaó em Alerta!

Alguns municípios no entanto já registaram transtornos com a chuva que caiu nas últimas horas, em Iconha o rio subiu quase quatro metros, em Castelo o curso d’água subiu e deixou moradores em alerta.

Alerta de chuva forte na região do Caparaó

Em Mimoso do Sul, a população de Ponte do Itabapoana acordou neste domingo (1) com ruas e casas alagadas devido o transbordo do Rio Itabapoana. Portanto a população deve ficar atenta ao volume d’água, principalmente aqueles que são ribeirinhos.

A Defesa Civil de Guaçuí emitiu alerta para moradores de áreas de risco, principalmente, quem reside próximo a encostas. Veja as cidades sob alerta.

  • Apiacá
  • Bom Jesus do Norte
  • Dores do Rio Preto
  • Guaçuí
  • Mimoso do Sul
  • Muqui
  • Presidente Kennedy
  • São José do Calçado

Fonte: Aqui Notícias

 

INMET publica ALERTA VERMELHO e chuvas podem passar 100 mm

O INMET publicou de perigo para diversas regiões capixabas, as chuvas podem superar os 100 mm/dia. Portanto por esse motivo existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios. Além disso deslizamentos de encostas poderão ocorrer em cidades com tais áreas de risco.

Ações recomendadas pela Defesa Civil

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

INMET publica ALERTA VERMELHO

A população deve ficar atenta aos perigos que as chuvas podem causar, portanto confira as regiões que estão sob alerta vermelho do INMET.

Área de alerta: Serrana Capixaba, Metropolitana de Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba

A população capixaba ainda nem se recuperou das chuvas de janeiro, quando diversas cidades foram destruídas, no entanto precisam se preparar para o pior se as chuvas continuarem a cair forte.

A região do Caparaó sob alerta. Vale lembrar que chuvas fortes na região contribuem muito para que rios acabem transbordando. Como exemplo podemos citar o Rio Itapemirim que em janeiro deste ano transbordou causando tragédias em várias cidades do ES.

Confira mais notícias sobre as chuvas e enchentes na região!

Fonte: Portalmaratimba.com.br

Perigo também em outras cidades.

Alerta de perigo para chuvas e alagamentos no ES

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu alerta de chuva forte e risco de alagamentos para o Espírito Santo.

O Sul do Estado sofre mais uma vez com as chuvas que caem em toda região. Entretanto a chuva forte no último sábado deixou ruas alagadas não apenas em Cachoeiro. Cidades como Alfredo Chaves e Iconha também sofreram as consequências das chuvas e moradores da região estão em estado de atenção.

Confira o que diz o INMET

O Inmet, Instituto Nacional de Meterologia emitiu um alerta neste domingo (1) de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta vale até às 8h da segunda-feira (2).

Incaper também emitiu alerta

O Incaper também emitiu alerta de ‘estado de observação’ devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas ocasionalmente moderadas a fortes, que podem resultar em acumulados expressivos ao longo do período em alguns trechos do Estado.

Sul do Estado em alerta

Alfredo Chaves e Iconha, no Sul do Espírito Santo estão em alerta por conta das chuvas do final de semana.

No final da tarde de sábado (29), o rio Iconha chegou a subir quase quatro metros acima do nível normal.

Iconha  apreensiva com temor da Chuva Forte

Durante a noite o nível de água começou a baixar, mas segundo a Defesa Civil, o alerta permanece, e o rio continua bem cheio. Portanto com pelo menos dois metros acima do nível normal.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma ponte na localidade de Campinho, que já estava prejudicada desde as últimas chuvas de janeiro, voltou a apresentar problemas na cabeceira e está interditada. A cidade também registrou quedas de barreiras, mas sem vítimas.

Perigo em Alfredo Chaves

Em Alfredo Chaves, a Defesa Civil informou que os moradores também continuam em alerta. Algumas ruas dos bairros Ouro Branco e Macrina chegaram a ficar alagadas no sábado (29), mas a noite o nível de água já havia baixado.

Rio Benevente subiu 3 metros além do normal

O rio Benevente, que corta a cidade chegou a subir três metros acima do normal. Mas apesar da apreensão, nenhuma ocorrência grave foi registrada no município.

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também