spot_img
28.9 C
Vitória
segunda-feira, maio 6, 2024
segunda-feira, 6 maio 2024

Intercâmbio de cacau na Bahia oportuniza jovens rurais capixabas

Vinte técnicos recém-formados na Escola Família Agrícola de Marilândia estão participando, esta semana, de um programa de intercâmbio sobre a produção de cacau em Ilhéus, litoral da Bahia. Com a região norte capixaba focada na cafeicultura, essa imersão se torna uma oportunidade essencial para esses jovens profissionais adquirirem conhecimentos fundamentais em sua formação e para a possibilidade de diversificar a produção agrícola.

Esses técnicos desembarcaram no estado vizinho na última segunda-feira (11) e terão uma agenda movimentada de atividades até esta quinta-feira (14). A programação do intercâmbio foi organizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar). Ambas contaram com apoio da Fundação Renova e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou a importância do intercâmbio para a formação dos jovens. “Além da formação técnica, esta é uma oportunidade de incentivar esses alunos a poderem atuar em suas propriedades e orientar os agricultores familiares sobre a importância de diversificar a produção agrícola com outras culturas”, afirmou.

O programa inclui visitas a instituições e organizações ligadas ao cultivo e beneficiamento do cacau, além de abordar técnicas agroecológicas. Após a chegada à Bahia, os técnicos já puderam conhecer o trabalho local da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Centro de Inovação do Cacau (CIC).

A técnica em agropecuária Letícia Alvarenga, de 18 anos, ressaltou a importância dessas visitas técnicas para complementar o conhecimento adquirido durante o curso. “Tudo o que temos visto contribui para aprimorar o que aprendemos na teoria, em sala de aula, e serve de subsídio para, no futuro, podermos assistir melhor o produtor rural e contribuir para fomentar a diversificação agrícola na nossa região que ainda é predominada pela cafeicultura. Tem sido dias de muito aprendizado e crescimento”, afirmou.

A programação do intercâmbio inclui ainda uma série de capacitações, como a seleção de amêndoas do cacau e visitas técnicas às produções cacaueiras orgânicas de Ilhéus, que são reconhecidas em todo o país. Os técnicos também visitarão a Rede de Agroecologia Povos da Mata, a Chocolateria Dengo e o assentamento Dois Riachões.

A programação completa inclui visitas a associações, fazendas e faz experiências práticas de agricultura variados para possibilitar aos estudantes maior aprendizado sobre produtividade na atividade rural.

No final do intercâmbio, os técnicos voltarão ao Espírito Santo com bagagem teórica e prática, capacitação empoderamento que servirá como subsidio para orientar aos agricultores familiares sobre a importância de diversificar a produção agrícola com outras culturas.

Além disso, os estudantes retornam ao Estado com bagagem de networking e expertise técnica para compartilhar mais conhecimentos para os demais colegas de turma com espera de contribuir na capacitação do setor produtivo capixaba.

Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
[email protected]

Fonte: Governo ES

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
28.9 ° C
28.9 °
28.9 °
70 %
4.6kmh
75 %
seg
28 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também