spot_img
23.9 C
Vitória
domingo, maio 12, 2024
domingo, 12 maio 2024

Itapemirim-ES : PREFEITURA AVANÇA COM A REFORMA DO IMÓVEL QUE SERÁ A ?CASA DAS MARISQUEIRAS?

PREFEITURA AVANA COM A REFORMA DO IMVEL QUE SER A ?CASA DAS MARISQUEIRAS?

Valorizando o trabalho das Marisqueiras, essas mulheres guerreiras que complementam as rendas de suas famlias com a extrao de sururu e atividade a pesca

, a Prefeitura de Itapemirim está reformando o imóvel onde será implantada a “Casa das Marisqueiras, em Itaipava. O Prefeito de Itapemirim realizou uma visita ao local nesta sexta-feira. “Qual Município do Sul, ou até mesmo do Espírito Santo que tem um local desse para as marisqueiras realizarem as suas atividades? Estamos trabalhando para dar condições de trabalho para elas viverem melhor,” disse o Dr. Antônio Rocha.
A obra que é muito esperada por essa comunidade, dentro de aproximadamente dois meses estará concluída, de acordo com o Secretário de Obras e Urbanismo, Jedson Melo. Os serviços estimados em R$ 126.000,00 (cento e vinte e seis mil reais) vão beneficiar dezenas de famílias, como a de Márcia. Ela é Nora de dona Izaura, uma das Marisqueiras mais antigas do Município.  “Minha sogra criou os filhos com o sururu, os netos agora estão no caminho também. Quero passar também para minhas filhas. Hoje ainda não temos um lugar apropriado para trabalhar, mas após a reforma da casa das marisqueiras teremos,” afirmou a Marisqueira Márcia.
O Secretário de Aquicultura e Pesca destacou que após essa obra será possível legalizar o selo de inspeção municipal, e as marisqueiras vão poder comercializar seus produtos em todo o município. “Produto fiscalizado que poderá ser exposto em qualquer área do município. As marisqueiras só tem a ganhar com isso”, enfatizou Romulo Sobrosa.
Com a regulamentação, o Município pretende passar a adquirir esses alimentos para a merenda escolar. E não para por aí. A Prefeitura também está buscando conseguir junto ao governo federal a certificação para que as Marisqueiras possam exportar os pescados e seus derivados.  “Ah eu quero ver vocês vendendo esse produto para a argentina, Estados Unidos, China, todos os Países possíveis,” garantiu o Prefeito.
Para a Bióloga Andréia Brum, que acompanha o grupo de marisqueiras há quase 20 anos, com o beneficiamento elas vão poder fazer todo o procedimento do pescado: os salgados, os croquetes, a conserva do atum, a conserva do sururu. “Isso tudo é um sonho se tornando realidade, para que elas venham realmente produzir e trabalhar nesta casa, e comercializar os seus produtos”, disse.

Fonte: Distribuição Imprensa – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itapemirim-ES

PREFEITURA AVANÇA COM A REFORMA DO IMÓVEL QUE SERÁ A ?CASA DAS MARISQUEIRAS?

Foto destaque na postagem da “Prefeitura Municipal de Itapemirim-ES”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
94 %
1kmh
0 %
dom
30 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
28 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também