21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

PL obriga registro de bebê com síndrome de Down – Notícias da ALES

O deputado Dr. Bruno Resende (União) protocolou o Projeto de Lei (PL) 174/2023, que determina que todos os hospitais, maternidades, clínicas, centros e postos de saúde, Santas Casas e instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência devem registrar o nascimento de bebês com síndrome de Down no Espírito Santo. 

A medida tem por objetivo diagnosticar a condição o quanto antes a fim de oportunizar o correto acompanhamento da criança, garantindo o desenvolvimento pleno e rápido nos primeiros anos de vida.

Com a propositura, o autor também quer levar suporte às famílias por meio do aconselhamento genético, o que, segundo ele, auxilia na promoção de uma vida mais ativa e saudável aos que vivem com a síndrome. 

O parlamentar cita a legislação federal, que determina ao poder público o correto e efetivo suporte às pessoas com deficiência. Trata-se da Lei 7.853/1989, conhecida como Lei Brasileira para Inclusão de Pessoas com Deficiência, que estabelece diretrizes que asseguram o direito desses indivíduos. A norma afirma a prioridade de atendimento para essas pessoas e versa sobre seus direitos básicos de desenvolvimento motor, intelectual e social.

“É fato, portanto, que segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), a síndrome de Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência, sendo 91%. No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, jâ tenhamos uma população de pessoas com sindrome de Down que esteja perto de 300 mil pessoas”, informa o autor da proposta.

”A ajuda de profissionais multidisciplinares, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é fundamental nesta etapa, pois eles vão analisar em que áreas a criança pode estar passando por dificuldades para criar um programa de apoio”, defendeu Dr. Bruno. 

Tramitação

A matéria foi devolvida ao autor por se tratar de prerrogativa do Poder Executivo. O proponente recorreu da decisão e o projeto foi encaminhado para análise de constitucionalidade na Comissão de Justiça. 

Acompanhe a tramitação do PL 174/2023
 

Hospitais e maternidades deverão registrar os nascimentos para possibilitar o acompanhamento precoce da criança

PL obriga registro de bebê com síndrome de Down

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

PL obriga registro de bebê com síndrome de Down

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
95 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também