22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

​Limpeza e desobstrução de galerias, bueiros e canais evitam alagamentos – Notícias de Vila Velha


Diariamente, a prefeitura de Vila Velha realiza trabalho preventivo de limpeza na cidade, e não somente em dias de chuvas. São retirados lixos e entulhos dos canais e feita a limpeza e desobstrução constantes de bueiros, galerias e caixas-ralo, além de investimento em construção de novas redes de drenagem e Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps). A atual gestão já construiu quatro novas estações, localizadas em Cobilândia, Jardim Marilândia, Foz da Costa e Marinho, ampliando para sete o total em pleno funcionamento. Outras quatro serão entregues até o final de 2024. O investimentos contínuo vem minimizando os transtornos históricos causados pelos alagamentos na cidade de Vila Velha.

As atividades de desobstrução das redes de macro e microdrenagem integram os serviços de limpeza, como varrição, capina, carro sugador, caminhão torpedo e obras de reparo das redes. 

Também faz parte do planejamento da prefeitura o mapeamento dos pontos de retenção de águas pluviais, para viabilizar obras de manutenção que garantam o direcionamento das águas para o escoamento.

São coletadas mensalmente, pelas equipes de desobstrução da microdrenagem, mais de 1,5 mil toneladas de material, além de desentupimento nos ramais das caixas-ralos e nos poços de visita, para escoamento da água pluvial.

A Secretaria de Serviços Urbanos tem dedicado especial atenção à coleta de lixo e entulho descartados incorretamente e que acabam por interromper a passagem da água da chuva e prejudicar o funcionamento do sistema de drenagem.

O secretário Raphael do Nascimento ressalta que a prefeitura tem feito seu papel e pede a contribuição do cidadão para o descarte correto do lixo: “O município recolhe, diariamente, cerca de 7 toneladas de lixo e entulho, descartados de forma indevida. As ações de varrição e capina evitam que esse lixo se acumule nas caixas-ralos e impeçam a passagem da água da chuva. Aliado a esse serviço, existe a limpeza das caixas-ralos, com a retirada manual de folhagens e lixo que entopem essas estruturas”, explicou. 

A população pode contribuir deixando o lixo domiciliar fora das residências próximo ao horário de passagem da coleta. Para conhecer os horários do caminhão de coleta no seu bairro, basta acessar AQUI.

Móveis e eletroeletrônicos também podem ser descartados de forma correta, por meio do serviço Cata-Móveis, disponibilizado pela prefeitura de Vila Velha. O cidadão pode acionar o serviço através da Ouvidoria, no telefone 162, e agendar o dia e horário do seu recolhimento.

Canais

São retiradas dos 42 quilômetros de canais uma média diária de quase 5 toneladas de lixo e entulho. O trabalho preventivo de limpeza dos canais é diário, incluindo a retirada de lixo que fica retido nas telas instaladas nos canais e que impedem a chegada desse material, descartado de forma irregular, nas estações de bombeamento. 

Entre os serviços realizados estão: roçagem no entorno dos canais, limpeza das telas de proteção, comportas e estações de bombeamento, retirada de folhagens e desobstrução dos bueiros. Caminhões basculantes, tratores, retroescavadeiras e barcos também auxiliam na operação de limpeza da cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Limpeza e desobstrução de galerias, bueiros e canais evitam alagamentos

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também