26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Marataízes: documentário e acervo histórico do projeto “Resgate da Festa das Canoas” será lançado na semana dos festejos

Por: Fabiano Peixoto (@reportercapixabanews)

O lançamento do documentário e acervo histórico do projeto “Resgate da Festa das Canoas” está programado para coincidir com a semana dos festejos em Marataízes.

De acordo com os organizadores, Laryssa Machado e Lucas Machado, o foco inicial foi a coleta de depoimentos de famílias envolvidas nesse evento histórico, além da recuperação de fotografias e vídeos.

A Festa das Canoas, que em março deste ano completará 114 anos de tradição, é reconhecida em todo o estado, integrando o calendário de eventos culturais do Espírito Santo.

Os historiadores Laryssa Machado, doutoranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, e Lucas Machado, mestre em História Social das Relações Políticas pela mesma instituição, estão à frente desse projeto financiado pelo recurso Fundo a Fundo da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (@secult.es) e da Secretaria de Cultura de Marataízes (@secultmarataizes).

História – A tradição começou quando em 1910 um grupo de pescadores de Marataízes que passava por um momento difícil, uma época de fracasso nas pescas. Foi então que eles fizeram uma promessa para o Divino Espírito Santo, de que se a pesca voltasse a ser farta, fariam uma festa em sua homenagem todo segundo domingo de março. A prece foi atendida e a festa já existe há mais de 100 anos, reunindo cada vez mais fiéis.

 

 

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
28.8 °
26.6 °
75 %
1.8kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também