spot_img
22.7 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Marataízes: tradicional Procissão Marítima encerra a Festa das Canoas 2023

Por Fabiano Peixoto

O final de semana foi marcado por mais uma tradicional Festa das Canoas que este ano completou 113 anos de história, fé e devoção ao Divino Espírito Santo no município de Marataízes. A Festa das Canoas é reconhecida à nível estadual e faz parte do calendário de eventos culturais do Estado.

As comemorações que se iniciou desde a última quinta-feira (09), com muitos shows, teatro e uma vasta programação religiosa, se encerrou neste domingo (12), com a tradicional Procissão Marítima e missa.

Para a Paróquia Santíssima Trindade o momento é de agradecimentos a Deus, que neste domingo, logo cedo, pela manhã aconteceu à celebração da Santa Missa em homenagem aos pescadores presidida por Dom Luiz Fernando, e em seguida, à frente o estandarte do Divino Espírito Santo mostrava o caminho aos fiéis para a Procissão Marítima, acompanhada da imagem de Nossa Senhora da Penha.

Muita emoção e alegria para quem aguardava na Praia Central, onde famílias de pescadores, visitantes, moradores e turistas ficavam atentas para acompanhar o retorno do estandarte do Espírito Santo e da Imagem de Nossa Senhora da Penha até a igreja Matriz para a benção final do Padre Josimar.

História

A tradição começou quando em 1910 um grupo de pescadores de Marataízes passava por um momento difícil, uma época de fracasso nas pescas. Foi então que eles fizeram uma promessa para o Divino Espírito Santo, de que se a pesca voltasse a ser farta, fariam uma festa em sua homenagem todo segundo domingo de março. A prece foi atendida e a festa já existe há mais de 100 anos, reunindo cada vez mais fiéis.

Crédito das fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
93 %
0.9kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também