spot_img
22.7 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Médica alerta para hipertensão assintomática na 7ª Roda de Conversa do Projeto Avivar – Notícias de Barra de São Francisco

A 7ª Roda de Conversa do Projeto Avivar, realizada na tarde desta quinta-feira, 25, na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), no centro da cidade voltou a abordar o tema Hipertensão e Diabetes para 16 idosas e idosos que foram convidados prioritariamente por serem portadores das patologias.

(Veja galeria de fotos no final do texto)

O evento começou como sempre, com a aferição da pressão arterial e glicose das idosas pela enfermeira Bárbara Flausino e, em seguida, a médica Aline Gama Simões falou sobre a importância das pessoas estarem atentas a sintomas como ânsia de vômito, dor de cabeça, vertigem e dor na nuca, que são sintomas menos relacionados à pressão alta.

Aline destaca que muitas pessoas são assintomáticas, uma situação ‘perigosa’, pois quando chegam ao hospital não sentem que estão com a pressão alta, vão atrás de atendimento e são surpreendidos com a hipertensão.

A nutricionista Arlete Pereira de Souza, por sua vez, voltou a enfatizar a importância de evitar alimentos industrializados e destacou que o sódio escondido nos alimentos, em dosagens altas, é um forte indutor da hipertensão.

“O consumo em excesso (de farináceos), por sua vez, pode levar ao aumento da glisose, bem como o consumo excessivo de sódio leva ao aumento da pressão arterial”, explicou Arlete.

A psicóloga Lorena Gueze Baecê, por sua vez, realizou uma dinâmica com os idosos, onde cada um tinha demonstrar seu afeto pelas pessoas, através de um abraço em um urso de pelúcia, momento em que todos puderam extravasar seus sentimentos.

A próxima Roda de Conversa está marcada para o dia 8 de setembro com tema ainda a ser definido.

Idosos que participaram

Arlindo Andrade da Silva

Carlos Sardinha

Constância

Eli Miguel Oliveira

Eulita dos Santos Pinheiro

Ilma Fernandes Gomes

Luciene Dolores Alves Simonassi

Luzia Vago de Freitas

Marli Pereira da Silva Aguiar

Maria do Carmo Ferreira

Maria Lúcia Souza Santos

Maria Leia de Souza

Maria Moreira Dela Fonte

Maria Soares Costa

Maria das Graças Kempim

Nelda Schneider Kiister

Rita Ferreira de Oliveira Souza

Sobre as patologias

Hipertensão e diabetes são duas das doenças crônicas que mais preocupam os profissionais da saúde em todo o mundo. Ambas são consideradas “assassinas silenciosas”, por não apresentarem maiores sintomas até o momento em que colocam em risco a vida do portador.

É por isso que o trabalho de prevenção e conscientização, com o objetivo de gerar uma mudança nos hábitos de saúde da população, é uma ferramenta fundamental para reduzir os riscos – e os custos assistenciais – gerados pela combinação destas doenças.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob este risco por causa da pressão alta.

No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença.

Os riscos à saúde aumentam ainda mais quando a pessoa apresenta as duas enfermidades: é diabético e tem pressão alta. E como ambas as doenças se desenvolvem a partir de condições semelhantes, ligadas à falta de atividade física e à má alimentação, é cada vez mais comum encontrar casos assim.

A combinação de hipertensão e diabetes afeta principalmente os idosos. Cerca de 30% dos brasileiros com mais de 60 anos têm as duas doenças, que são causadoras da maioria dos episódios de AVC e infarto.

Uma doença leva à outra

Além de compartilhar alguns fatores de risco, como obesidade e sedentarismo, uma doença ainda pode contribuir para o surgimento ou agravamento da outra.

O diabetes pode causar instalação de um quadro de hipertensão, já que a resistência à insulina dificulta o acesso das células à glicose circulante. Isso deixa o sangue com níveis maiores de açúcar, o que contribui para o enrijecimento das artérias e o aumento da pressão.

Segundo pesquisas, a prevalência de hipertensão em indivíduos com diabetes tipo 2 é duas vezes maior que numa população de não-diabéticos.

Outro risco para o paciente com diabetes é sua maior propensão a desenvolver problemas renais. O mau funcionamento dos rins prejudica a eliminação de sal e água pela urina e o aumento destas substâncias na circulação pode elevar a pressão arterial.

Os diabéticos também sofrem com a oxidação mais rápida dos vasos sanguíneos pelo excesso de açúcar no sangue. Esta oxidação pode ser o primeiro estágio do processo de entupimento de uma artéria.

Mas as conexões entre hipertensão e diabetes não param por aí. O caminho inverso também pode ocorrer e a hipertensão tornar-se um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Como as causas das duas doenças são muito semelhantes, as mesmas condições que fizeram surgir a pressão alta podem também ocasionar o diabetes.

Sobre o Avivar

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga Nathália Gama, que atende no projeto.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que serão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Até o momento mais de 330 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Galeria Surdine, ao lado Banestes, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa das 8h às 11h e das 13h às 17h, e de 13h às 16h de segunda a sexta-feira e aos sábados, no final da tarde, nas aulas de zumba na praça.

É preciso apresentar os seguintes documentos:  

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e;

Comprovante de residência.

O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidinha.  

Modalidades que são ofertadas

Hidroginástica e natação: Clube Vale do Sol

Aeróbica: Escola Municipal João bastos

Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais do Projeto Avivar 

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende

Professora de zumba e aeróbica: Elizabete Pereira de Paula (Bete)

Professor de Educação Física: José Augusto Alves

Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior

Professor de Educação Física: André Keller

Médico: Eduardo Jório Machado

Médica da Família: Aline Simões Gama

Enfermeira: Bárbara Augusta Ribeiro Flausino.

Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues

Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara

Nutricionista: Arlete Pereira de Souza

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Médica alerta para hipertensão assintomática na 7ª Roda de Conversa do Projeto Avivar

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
23.8 ° C
23.8 °
21.9 °
87 %
1.3kmh
20 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também