spot_img
25.5 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Município vai solicitar curso de Corte e Costura ao Senac para moradores do Barro Preto, em Paulista – Notícias de Barra de São Francisco

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, vai solicitar ao Senai/ES que promova um curso de Corte e Costura específico para a comunidade do Barra Preto, no distrito de Paulista. O objetivo é preparar pessoas da comunidade para abrir um fábrica de confecções na comunidade, que recebeu 15 máquinas de costura há cerca dois anos, provenientes de uma emenda parlamentar do próprio Enivaldo, quando ainda era deputado estadual.

No ano passado uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Geração de Empregos (Semdege), realizou uma visita à Associação de Moradores do Barro Preto para conhecer os equipamentos (máquinas de costura), no entanto, devido ao período de pandemia, o projeto da Oficina de Costura, que tem como objetivo a geração de emprego e renda para os associados, não pôde ser iniciado.

“Verificamos que as máquinas de costura se encontram paradas devido a alguns problemas, mas a administração municipal dará o suporte necessário para que comecem as atividades, gerando emprego e renda para a comunidade local”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Guilherme Silva Fernandes. 

Na noite desta quarta-feira, 23, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos se reuniu novamente com a Associação do Barro Preto, interior de Paulista e prometeu acionar o Senai, também foram discutidos outros assuntos, como o transporte escolar e o patrolamento de estradas.

Os vereadores Ademar Viiera, o Lemão Vitorino e Jadeir Brum, além do secretário de Transportes e Estradas Rodrigo Falcão, estiveram presente no encontro.

“Estou abraçando essa ideia e vamos criar unidades produtivas como essa em todos os distritos. Vamos buscar parcerias para treinar as costureiras e capacitar o pessoal de apoio também. Será um projeto integrado e buscaremos o Sebrae e o Senai para nos ajudarem com isso. Queremos formar uma grande cooperativa no município para garantir o mercado para a produção. Nossa intenção, com isso, é implantar a indústria de confecção em Barra de São Francisco”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Reivindicações

A comunidade do Barro Preto, reivindicou, na reunião de ontem, o patrolamento de estradas, mas a Secretaria de Transportes e Estradas informou que já tinha iniciado o patrolamento da mesma. O prefeito, inclusive lembrou que tem feito todos os esforços possíveis para patrolar as estradas, mas devido às chuvas dos últimos meses, não tem sido possível.

“Não é má vontade de minha parte, o problema são as chuvas, e com chuvas não tem como colocar máquinas nas estradas. O município todo tem quase 1.300 quilômetros de estradas e a prefeitura não tem máquinas suficientes para atender a todos ao mesmo”, justificou o prefeito.

De acordo com o prefeito, os operadores de máquinas têm trabalhado de segunda a segunda para resolver os problemas das estradas, que com as fortes chuvas deixaram muitos estragos para trás, mas aos poucos estão solucionando os pontos mais críticos.

Dos Anjos, ainda justificou que as chuvas foram tantas, que surgiram muitas minas d’água por todo o município, inclusive interrompendo estradas, tendo que fazer bueiros, retirar os atoleiros e até desvio de estradas para liberar o tráfego de veículos em algumas localidades.

Em alguns locais das estradas será preciso cascalhar, pois os morros são muito lisos em épocas de chuvas. O prefeito se comprometeu em atender a comunidade local para facilitar a vida de todos, principal para o trafego de veículos.

Transporte escolar

Pais de alunos da comunidade do Barro Preto reclamaram muito sobre o transporte escolar que, segundo eles, tem deixado a desejar, mas o prefeito disse que já tomou as medidas cabíveis, de suspender o contrato com a transportadora atual e convocar o segundo colocado para transportar os alunos com segurança e tranquilidade dentro do horário determinado para os alunos chegar a escola no horário correto.

“Temos exigido que o transporte escolar cumpra o horário certo e não vamos permitir atrasos”, disse o prefeito.

Campo de futebol

Os moradores reivindicaram também melhorias no campo de futebol do Barro Preto, e o prefeito disse que para fazer investimento na área, o proprietário terá que passar o local documentado para a prefeitura, pois o Tribunal de Contas (TC-ES, não permite fazer investimento em área particular, mas disse que fará o possível para atender os moradores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Município vai solicitar curso de Corte e Costura ao Senac para moradores do Barro Preto, em Paulista

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
20 %
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também