26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

​Oficina de Leitura Inclusiva aborda acessibilidade para deficiência visual – Notícias de Vila Velha


Nesta sexta-feira (20), bibliotecários, auxiliares de bibliotecas, professores de Educação Especial e outros profissionais da Educação participam da Oficina de Leitura Inclusiva, voltada aos intermediários da leitura e que tem como objetivo apresentar ferramentas para ampliar o atendimento ao público com deficiência visual. Ofertada pela Coordenação de Bibliotecas Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos (SP), o evento acontece no Auditório Polo UAB, na Prainha, como parte das ações em comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
 
As inscrições prévias já foram encerradas e todas as vagas preenchidas por educadores da rede municipal. Um total de 100 profissionais participará da oficina, que será ministrada em duas turmas, uma pela manhã, no horário das 8 às 12h, e outra à tarde, das 13 às 17h. Dentre os conteúdos abordados pela capacitação, estão a apresentação da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, a identificação do público leitor com deficiência visual (mitos e verdade), livros e recursos acessíveis para a leitura e como promover a chamada “acessibilidade atitudinal”.
 
De acordo com a coordenadora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Terra, essa expressão “acessibilidade atitudinal” se refere ao conjunto de práticas e comportamentos que promovam a plena participação de pessoas com deficiência da vida na sociedade, eliminando estigmas, estereótipos e discriminações. “Para que a inclusão efetivamente aconteça, ações como esta oficina, que gerem sensibilização e sobretudo difundam ferramentas e recursos que gerem acessibilidade, são imprescindíveis”, diz.
 
A Oficina de Leitura Inclusiva será ministrada pela articuladora do Projeto Rede Nacional de Leitura Inclusiva, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Maria Melo. Formada em Serviço Social, a palestrante é pós-graduada em Saúde Mental, com experiência em diversidade, inclusão e direitos da população com deficiência.
 
Projeto Sentir será atração na oficina
 
Além de aprender mais sobre recursos para ampliar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, os participantes poderão conhecer o projeto “Sentir Vila Velha”. Com realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Vila Velha, a iniciativa desenvolveu miniaturas em 3D de locais icônicos da cidade, como o Convento da Penha, Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário. O objetivo é que deficientes visuais tenham a experiência de “sentir” os principais atrativos turísticos de Vila Velha.
 
As peças, fabricadas pela empresa Original Box, têm a dimensão de 30 x 30 centímetros e utilizam material ABS, garantindo resistência e durabilidade. “O turismo, em sua essência, deve ser um direito acessível a todos, considerando todos os seus cidadãos e adaptando-se às suas necessidades. A ideia é proporcionar experiências memoráveis a todos. O projeto Sentir Vila Velha é um passo nessa direção, aliando inovação, cultura e acessibilidade, reforçando nosso compromisso com um turismo verdadeiramente inclusivo”, declara o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
 
Serviço:
Oficina de Leitura Inclusiva
Sexta (20)
Local: Auditório Polo UAB, na Prainha
Horário: 8 às 12h ou 13 às 17h

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Oficina de Leitura Inclusiva aborda acessibilidade para deficiência visual

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também