Por: Fabiano Peixoto
No próximo final de semana, nos dias 30 e 31 (sábado e domingo), Piúma sediará a única e maior Maratona Aquática 24 horas só para mulheres no Brasil. Cerca de 200 nadadoras e maratonistas de todo Brasil já registraram presença no evento.
A maratona é um projeto pioneiro idealizado pela professora formado de natação e maratonista aquática, Marcia Pedroza Vargas, e nasceu de um grande sonho de trazer a natação de águas abertas para o Estado do Espírito Santo, tornando, assim, acessível para muitas mulheres. Marcia também é idealizadora da primeira escola de natação em águas abertas “Mulheres no Mar de Piúma”.
Competição
A competição será em forma de revezamento entre as atletas inscritas em uma raia de 200m, totalizando 400m (ida e volta) durante 24 horas. Todo o percurso terá apoio necessário para proporcionar às atletas um trajeto seguro.
As inscrições ainda estão abertas no link www.even3.com.br/maratona24hpiuma
Mulheres no Mar
A clínica de natação em águas abertas só para mulheres, que começa a funcionar às 04h da manhã, é formada por cerca de 30 alunas, entre elas empresárias, professoras, dentistas, esteticistas, fisioterapeutas e donas de casa que viram na prática do esporte a força para a superação. Segundo a idealizadora do projeto, Márcia Pedroza Vargas, o projeto vem ajudando as mulheres acima de 30 anos a se superarem através da natação em mar aberto as adversidades do mar e da vida.
“A competição tem também como principal objetivo de destacar não apenas o esforço da mulher no esporte de natação aberta, mas conscientizar o cidadão sobre saúde física e mental da mulher, alerta contra a violência doméstica, combate ao câncer de mama e comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha”, finalizou professora Marcia.