21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

​PMVV discute projetos de desenvolvimento econômico com Fundação Dom Cabral – Notícias de Vila Velha


O prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo e os secretários municipais Everaldo Colodetti (Desenvolvimento Econômico), Ricardo Klippel (Meio Ambiente) e Otávio Postay (Controle e Transparência), estiveram em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (28), para participar de uma reunião com diretores e técnicos da Fundação Dom Cabral (FDC). Trata-se da primeira escola de Educação Executiva da América Latina por 15 anos consecutivos e a segunda melhor escola de negócios do mundo, segundo o ranking Financial Times 2023.
 
O objetivo da agenda foi discutir a formalização da FDC como entidade responsável pela elaboração e implementação de dois projetos estratégicos e de grande relevância para o município: o Vila Velha Ágil e o Plano de Desenvolvimento Econômico: Vila Velha 500 Anos.
 
“Neste encontro, técnicos da FDC apresentaram o planejamento dos projetos, escopo, metodologia, cronograma de ações e equipes. Também alinhamos diretrizes, premissas e expectativas sobre o impulsionamento do processo de desenvolvimento econômico de Vila Velha e participamos de exposições sobre o trabalho da instituição, ao lado da equipe do FDC – Antônio Batista (presidente), Beth Fernandes (vice-presidente), Fernando Rabello (gerente de Projetos) e Patrícia Becker (diretora de Gestão Pública)”, informa o prefeito Arnaldinho Borgo.
 
Vila Velha Ágil
 
O programa Vila Velha Ágil tem como objetivo identificar os principais gargalos das secretarias da Prefeitura de Vila Velha (PMVV), para a promoção de um ambiente de negócios mais eficiente e atrativo. Para isso, a PMVV solicitou uma proposta técnica à Fundação Dom Cabral, visando à estruturação do programa.  
 
“Inicialmente, queremos delinear os desafios e as soluções capazes de tornar os serviços públicos e os processos administrativos mais ágeis e eficazes, em nosso município. Em seguida, um processo contínuo de aprimoramento será implementado, visando fortalecer ainda mais os arranjos produtivos locais – como o turismo, as atividades portuárias, operações logística e a construção civil, entre outros – sem prejuízos à preservação dos recursos naturais de Vila Velha”, explica Arnaldinho Borgo.
 
O prefeito esclarece, também, que por meio deste projeto, será realizado um diagnóstico amplo para identificar os atores do ecossistema de negócios da cidade e as principais rupturas nessas relações, que dificultam a eficácia e a agilidade no andamento dos processos. “O prefeito destacou que este projeto busca não apenas redesenhar processos, mas também mudar a cultura de gestão municipal, promovendo uma mentalidade voltada para a inovação e eficiência no serviço público, apoiada na transformação digital e na criação de um ambiente propício para atrair novos investimentos”, salienta.
 
Segundo Arnaldinho, o programa Vila Velha Ágil vai melhorar ainda mais o ambiente de negócios de Vila Velha, tendo em vista a possibilidade de repatriar e atrair mais investidores e para sustentar o planejamento de longo prazo do município. Este planejamento também será traduzido no projeto Vila Velha 500 Anos.
 
Vila Velha 500 Anos  
 
O Plano de Desenvolvimento Econômico: Vila Velha 500 Anos é uma iniciativa estratégica da gestão municipal que envolverá a participação da sociedade civil e dos setores produtivos do município. Seu objetivo é orientar as ações dos diversos segmentos envolvidos, em direção à promoção da sustentabilidade ambiental e financeira, bem como ao bem-estar social e à melhoria do ambiente de negócios.
 
“Queremos saber em que tipo de cidade a população canela-verde sonha em viver daqui a 12 anos, quando Vila Velha completará 500 anos de história. De posse dessas informações, vamos planejar ações, criar e executar projetos, e trabalhar na direção indicada pelos estudos diagnósticos que serão realizados. A partir do fomento às vocações do município, será definido um plano de trabalho e as metas a serem atingidas, para venham os 500 anos em condições de atender às expectativas de todo o conjunto da nossa sociedade”, explica o prefeito.
 
Fundação Dom Cabral
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, acompanhou o prefeito Arnaldinho Borgo durante o encontro com a vice-presidente Executiva da Fundação Dom Cabral, Beth Fernandes, no Campus de Alphaville, em Belo Horizonte. Após a reunião, ele ressaltou a importância da parceria entre a PMVV e a FDC para o desenvolvimento sustentável do município.
 
Segundo ele, a FDC – que no Espírito Santo já trabalhou em projetos de gestão pública do Tribunal de Contas do Estado e Prefeitura Municipal da Serra – também possui um extenso histórico de formação executiva e implementação de programas de gestão e inovação, razões pelas quais Colodetti acredita que esta parceria entre a PMVV e a fundação promete bons resultados.
 
“A Fundação Dom Cabral é uma instituição de educação sem fins lucrativos que tem quase meio século de atuação mercado e que já atendeu a mais de 1.100 organizações públicas e privadas em 20 países do mundo. Hoje, a FDC está presente em 200 das 500 maiores empresas do Brasil e formou mais de 48 mil executivos em sua última turma, em 2022. A fundação também já elaborou 90 programas para 71 organizações e mantém, atualmente, 52 programas online, além de 30 programas de estratégia e outros 30, nas áreas de inovação e gestão. Por isso, estamos certos de que Vila Velha será parceira da FDC em dois grandes projetos que certamente alcançarão os resultados esperados”, pontua Colodetti.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​PMVV discute projetos de desenvolvimento econômico com Fundação Dom Cabral

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
95 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também