spot_img
29.4 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Por que são 21 tiros de canhão?

salva de armas: por que são 21 tiros de canhão
O número de tiros tem uma referência histórica

Certos momentos solenes oficiais contam com uma saraivada de tiros. Mas você já parou para pensar por que são 21 tiros de canhão? Será que existe alguma lógica nessa contagem?

Talvez você nunca tenha contado ou mesmo percebido. Contudo, há procedimentos padrão em eventos do executivo, legislativo e judiciário federal. Até mesmo em homenagens fúnebres que envolvam militares, por exemplo, pode acontecer a chamada salva de tiros.

E é sobre quando isso acontece e como foi definido o número de tiros que vamos falar agora. Confira a seguir e mate a sua curiosidade!

Entenda por que são 21 tiros de canhão

canhão usado em homenagens
O uso de canhões como homenagem começou na Idade Média

Chamada também de salva de gala, o motivo por que são 21 tiros de canhão vem da antiguidade. A honra, atualmente, é destinada especialmente a chefes de cada divisão executiva, legislativa ou judiciária. É comum, por exemplo, na primeira sessão legislativa após uma eleição.

Na posse do presidente Bolsonaro, por exemplo, houve um salva de armas. A homenagem aconteceu depois da execução do hino nacional e faz parte de um protocolo oficial.

De onde surgiram os 21 tiros

Embora possa passar uma imagem agressiva, a premissa da salva vem de uma oferta de paz. Acredita-se que na Idade Média, tropas militares se aproximavam com seus canhões e os descarregavam, como prova de que não estavam em busca de conflitos.

A tradição naval indica que os tiros eram apontados em direção ao mar, para não correr risco de atingir alguém. Na época, cada navio geralmente contava como uma bateria de 7 canhões. O hábito era de que a cada tiro disparado no navio, 3 eram disparados em terra. Portanto, essa seria a justificativa sobre por que são 21 tiros de canhão.

Outra explicação indica que, no Reino Unido, a salva real era de 100 tiros. Entretanto, a ideia era sempre contar com um número ímpar, para não existir erro na contagem. Ao longo dos anos, a tradição se adaptou e seria calculada de acordo com a importância do homenageado.

Convém dizer ainda que o intervalo entre cada tiro segue um padrão. Não basta apenas sair atirando ao léu. O espaço de tempo entre um estouro e outro precisa ser de 5 segundos. No exército, diz-se que um breve mnemônico ajuda a calcular o tempo. A frase é simples e até engraçada:

“teco, teleco, teco, pepinos não são bonecos, – fogo um!”

A quantidade de palavras ajuda a marcar o tempo sem a necessidade de olhar no relógio, o que seria até inviável.

Veja quantos são os tiros para cada homenageado

tiros durante salva de armas
O número de tiros depende do grau de autoridade

Embora a salva de armas ou salva de canhão não seja um conceito brasileiro, há regras que foram condicionadas por aqui. Na verdade, o que aconteceu foi que a quantidade de tiros foi adequada conforme a importância burocrática ou oficial.

Dessa forma, a quantidade de tiros foi dividida em:

  • 21 tiros: número reservado ao presidente do Brasil ou a outros chefes de estado internacionais. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal e também do Congresso também recebem a mesma quantidade de tiros, porém, apenas em sessões inicias e de encerramento de seu período de trabalho;
  • 19 tiros: para vices-presidentes, ministros e embaixadores, a quantidade de tiros cai para 19. A quantidade vale também para governadores, além de almirantes, marechais, e comandantes;
  • 17 tiros: os dezessete tiros são destinados a chefes de Estados Maiores das Forças armadas, como general, tenente brigadeiro e almirante de esquadra. Ministros de não estrangeiras, assim como enviados especiais também podem receber a honraria;
  • 15 tiros: para os cargos de vice das funções acima, com vice almirante, por exemplo, os tiros de canhão passam a ser de 15;
  • 13 tiros: o número reduzido é dedicado a cargos como brigadeiros, general de brigada e encarregados de negócios com origem estrangeira;

Vale dizer que a quantidade de tiros se mantém sempre ímpar, é o motivo por que são 21 tiros de canhão ou menos. Se trata de uma forma de garantir que os disparos serão sempre no número correto.

Para o caso de eventos em que várias autoridades estiverem presentes, a quantidade de tiros vai depender do posto mais alto presente. Se for o vice-presidente, serão 19 tiros. Se apenas brigadeiros do ar estiverem no evento, serão 13.

Descubra se são mesmo tiros de canhão

tiros de canhão durante homenagem
Os tiros são feitos com pólvora seca

Quando se fala em canhão, muita gente logo imagina aquelas bolas atiradas ao ar, como em desenhos. Contudo, os tiros são, na verdade, munição de pólvora seca.

Outra questão importante é que, no caso de homenagens fúnebres, os tiros não são de canhão, mas com armas de artilharia de menor porte. A honraria é oferecida também a grandes personalidades (um exemplo foi Ayrton Senna). A tradição teria vindo também da Idade Média. Na época, os militares de alta patente eram homenageados com 3 tiros para o alto. Cada um representaria Pai, Filho e Espírito Santo.

Qualquer que seja o motivo da salva de armas, o motivo por que são 21 tiros de canhão não é absolutamente claro. Existem tradições e alguma lógica por trás dos números, mas não um fato consolidado.

Gostou de saber mais sobre essa curiosidade? Já participou de algum evento que contasse com esse tipo de homenagem? Deixe um comentário contando o que acha desse tipo de honraria!

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
29.4 ° C
31.6 °
29.4 °
68 %
4.1kmh
20 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também