29.4 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Prefeitura anuncia reconstrução da Ponte da Madalena e entrega dez ruas na Barra – Notícias de Vila Velha


A inauguração das obras de urbanização de dez ruas da Barra do Jucu, no sábado (16), teve a tradicional manifestação popular com o bloco Siri de Tamanco percorrendo as vias contempladas, em um carnaval fora de época promovido pela comunidade. Na praça central do bairro, o prefeito Arnaldinho Borgo assinou a autorização para publicação do edital de contratação de empresa ou consórcio que vai elaborar os projetos e também realizar as obras de reconstrução da Ponte da Madalena, um marco da identidade cultural e histórica da Barra do Jucu. O investimento está previsto em mais de R$ 14,5 milhões.  

Ao som de marchinhas carnavalescas autorais, o Bloco Siri de Tamanca percorreu as ruas Cecília de Oliveira Santos, Domingos Ribeiro Pinto, Francisco Firme, B, Muriaé, Jurandir Ferreira, Augusta Feirik, Ademir Giró, Agenor Queiroz e Nadir Vieira da Vitória, que foram entregues à comunidade após serviços de drenagem e pavimentação. Investimento de mais de R$ 3,1 milhões. Para celebrar a transformação no bairro, foi realizado o evento “Arte no Parque Especial”, com diferentes atrações. 

A concentração e ponto de partida foi na rua Cecília de Oliveira Santos. Morador dessa via há 20 anos, o dentista Marcelo Frigini seguiu o trio e comemorou as melhorias na rua, que antes das intervenções alagava. 

“Toda obra de infraestrutura é importante para a comunidade e a sociedade. A gente já teve muito problema aqui, inclusive na minha casa, que entrou várias vezes água por conta do córrego que corre aqui do lado. Agora, a prefeitura veio e fez uma canalização por dento da rua, melhorando assim, de forma absurda, essa questão”, destacou. 

O prefeito Arnaldinho Borgo participou da festa com os moradores, acompanhado de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias. 

“A Barra do Jucu é um bairro diferenciado, é um bairro da cultura, do museu vivo da história de Vila Velha. Estou muito feliz por estar aqui hoje, inaugurando essas dez ruas. Ao todo, já inauguramos 16 ruas na Barra do Jucu. Não vai ter nenhuma rua de barro na Barra do Jucu até o final do meu mandato”, afirmou Arnaldinho.  

Na sequência, as Madalenas do Jucu, um grupo de congo formado exclusivamente por mulheres, se apresentaram na Praça Central, com repertório incluindo tradicionais jongos até canções da Música Popular Brasileira, tudo em ritmo de congo, contagiando as pessoas presentes. O “Arte no Parque Especial” também contou com as apresentações da banda Maré Tardia, Augusto Galvêas e Barratuque.

Ponte da Madalena
Quase seis anos após o desabamento da Ponte da Madalena, ocorrido em 3 de dezembro de 2017, durante fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, o município de Vila Velha deu um passou importante para a reconstrução dessa atração turística da Barra do Jucu. 

“Projeto histórico para Vila Velha, estamos prestes a entregar uma nova Ponte da Madalena, atendendo a um antigo desejo da comunidade. Este será um marco importante em nossa jornada para aprimorar esta infraestrutura, que é mais do que uma obra física: é um símbolo de nossa identidade e conexão com a história da cidade e do Estado. Estamos comprometidos em realizar esta obra com responsabilidade e planejamento”, disse o prefeito. 

A Ponte da Madalena foi construída em 1896, com vigas de madeira. Em 2015, a estrutura passou por um processo de reestruturação, se tornando o portão de entrada do Parque Municipal de Jacarenema. A ponte também inspirou música conhecida em todo o Brasil, cantada por Martinho da Vila.

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que, desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, a prefeitura tem “guerreado para que a Ponte da Madalena saísse do papel”. “Não foi uma luta fácil. Até que prefeitura assumiu realmente a obra e atuou na busca da solução. Esse é um sonho da comunidade e do próprio prefeito Arnaldinho que está saindo do papel”, reforçou. 

A empresa ou consórcio especializado vencedor do certame terá prazo de até 60 dias para finalizar os documentos técnicos, que vão viabilizar a obra. Superada essa etapa, a expectativa é de que a obra seja concluída no prazo de um ano, conforme consta na previsão do edital.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


Prefeitura anuncia reconstrução da Ponte da Madalena e entrega dez ruas na Barra

Vitória
nuvens dispersas
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
72 %
4.1kmh
40 %
ter
29 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também