22.1 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

PREFEITURA DE SÃO MATEUS REFORÇA SEGURANÇA NAS ESCOLAS E ADOTA ‘BOTÃO DO PÂNICO’ – NOTÍCIAS DE SÃO MATEUS

06/04/2023

Por determinação do prefeito Daniel Santana, o secretário de Defesa Social de São Mateus, coronel Wagner Borges, e a secretária de Educação, Marília Silveira, realizaram, nesta quarta-feira (05), uma reunião virtual com os diretores das escolas que compõem a Rede Municipal de Educação reafirmando os protocolos de segurança e o Plano de Ação conjunta a ser seguido em caso de ataque ou casos de violência nas Unidades de Ensino.

Segundo Wagner Borges, “desde quando começaram a surgir boatos nas redes, entramos em alerta e destacamos efetivo para, no início do horário letivo, estarmos a postos para verificar e inibir quaisquer ações que porventura colocassem em risco a segurança de alunos e profissionais da Educação na Escola citada nas redes.”

Wagner lamentou o que chamou de “triste coincidência”, que foi o ataque numa creche em Santa Catarina, mas destacou as inúmeras ações de aprimoramento da segurança que a Prefeitura, através da Secretaria de Defesa, vem implementando para a Educação, citando como exemplo a intensificação da ronda escolar, feita pela Guarda Municipal.

Marília Silveira chamou a atenção para a abordagem multilateral da questão: “Além do protocolo convencional, que envolve o uso de uniforme, a restrição ao atendimento ao público em geral durante o recreio e o controle das pessoas que têm acesso ao ambiente escolar, também contamos com o envolvimento das Comunidades que, sem exceções, manifestam o reconhecimento pelo trabalho das Escolas nos territórios”.

EMERGÊNCIA? APERTE O BOTÃO
Também foi anunciada uma novidade, que é a Linha de Emergência, semelhante a um botão de pânico, que quando acionada mobiliza a Defesa Social, que por sua vez aciona as forças de segurança e socorro que atuam no Município.

Conforme a demanda, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros são imediatamente deslocados para atender a ocorrência, em qualquer Escola.

As duas Secretarias também trabalham em conjunto para acelerar o processo de revisão e, quando necessário, recomposição do videomonitoramento nas Unidades.

A Educação deve ainda intensificar a aquisição e recuperação – quando for o caso, instalação – de materiais que são importantes para a segurança interna e controle de acesso, como é o caso de fechaduras, grades, alambrados e afins.

Lista de Fotos

Fonte: Prefeitura Municipal de São Mateus.

PREFEITURA DE SÃO MATEUS REFORÇA SEGURANÇA NAS ESCOLAS E ADOTA ‘BOTÃO DO PÂNICO’

Vitória
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também