spot_img
20.9 C
Vitória
sábado, junho 1, 2024
sábado, 1 junho 2024

Projeto educacional de música recebe menção honrosa em premiação nacional – Notícias de Vitória-ES

O projeto “Turma da Ilha”, desenvolvido pela professora Dalila Evangelista com 130 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Castelo Branco, que fica na Ilha do Príncipe, recebeu uma menção honrosa do “23º Prêmio Arte na Escola Cidadã”, o maior prêmio de arte-educação do Brasil.

Estimular nos estudantes maior valorização da cultura, patrimônio e produção artística local, além de conhecimento histórico e social, com aproximação e reconhecimento do território capixaba, foram os objetivos do projeto desenvolvido no ano de 2021 pela professora de Música e Arte, que contou também com o apoio das professoras Maria Meneguelli e Poliana Conceição.

Atualmente lotada na Secretaria Municipal de Educação (Seme), na Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), a professora Dalila Evangelista fala com orgulho dos resultados alcançados com o projeto. “Esse prêmio é o maior do Brasil na área de arte-educação. Receber essa menção honrosa de um prêmio tão importante me impulsiona a continuar ensinando com excelência por meio da arte, tendo a música como eixo principal”, disse.

Turma da Ilha

Tudo começou a partir da ideia de gravar um coral virtual com os estudantes para, de certa forma, retomar a prática musical coletiva com eles em meio ao distanciamento na pandemia. “O resultado foi muito além. O projeto foi desenvolvido em meio à pandemia, e a participação e envolvimento dos familiares nas etapas do projeto foram incríveis, o que evidenciou ainda mais o empenho dos estudantes e o potencial das propostas desenvolvidas. Possibilitamos a eles conhecer e se aproximar mais ainda da comunidade em que vivem, fortalecendo a identidade capixaba”, contou a professora.

O nome do projeto surgiu a partir da canção ‘Turma da Ilha’, de Milton Karam, que acabou dando nome ao projeto e inspirando uma sequência de atividades sobre o bairro Ilha do Príncipe. Localizar a escola no mapa, pesquisar aspectos da ilha de Vitória, resgate de histórias, patrimônios, cultura e folclore, confecção de instrumentos com materiais reutilizáveis e conversas com artistas locais foram algumas das atividades trabalhadas com os estudantes dentro do projeto.

A professora ressaltou ainda que o projeto se tornou uma forma de integração da escola com a comunidade. “Em 2020, o coletivo Cidade Quintal transformou traços da identidade do bairro Ilha do Príncipe na arte mural ‘Ativar Ilha do Príncipe’. O mural foi uma das inspirações do projeto e ponto de partida para estudar a história do bairro. Assim, os estudantes, seus familiares e a comunidade escolar e local puderam se apropriar da trajetória do bairro e do que o mural representa naquele território”, explicou.

Prêmio Arte na Escola Cidadã

O Prêmio Arte na Escola Cidadã, que está em sua 23ª edição, é o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de Arte, e tem por objetivo reconhecer e valorizar projetos em artes desenvolvidos em todo o país. Atualmente, o Brasil tem mais de 500 mil professores lecionando Artes na Educação Básica. O Prêmio tem a missão de incentivar esses professores, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar estudantes, cidadãos e comunidades.

Prefeitura de Vitória ES


Projeto educacional de música recebe menção honrosa em premiação nacional

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
83 %
3.6kmh
40 %
sáb
23 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
26 °
qua
21 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também