23.8 C
Vitória
sexta-feira, abril 26, 2024
sexta-feira, 26 abril 2024

Protesto de familiares de policiais impede saída de viaturas dos batalhões da PM

_ana5358-4887459

Esposas, namoradas, mães e filhas de policiais militares protestam desde as 6 horas deste sábado na frente de diversos batalhões da Polícia Militar do Estado. Elas bloqueiam a saída de viaturas e policiais.

As mulheres reivindicam reajuste salarial, o pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno. Elas denunciam também a frota sucateada e a falta de perspectiva de carreira. Elas protestam pelos seus familiares visto que os policiais militares são proibidos pelo Código Penal Militar de protestar, fazer greve ou paralisação. A pena para o PM que tomar parte em atos desse tipo pode chagar a dois ano de prisão.

O protesto acontece em toda a Grande Vitória e também no interior do Estado. Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Sargento Renato, há manifestantes inclusive em frente à cavalaria, BME, batalhão de transito e Quartel General da PM.

Os manifestantes informaram que não ha previsão de quando o protesto vai acabar. As famílias aguardam uma sinalização do Governo do Estado sobre melhorias para a categoria.

A Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo informou que apoia o movimento. O Major Rogério do BME afirmou que espera que possa haver diálogo em breve entre os manifestantes, as associações e o Governo do Estado. “Nossos policiais estão passando fome. Temos o pior salário do Brasil. Queremos sentar e traçar uma possibilidade de melhoria salarial”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e com o Comando da Polícia Militar mas, até o momento, não recebeu reposta.

Sul

No Sul do Estado o protesto acontece na frente dos batalhões de Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Piúma, Marataízes e Alegre. As manifestantes se reuniram por volta das 18 horas de sexta-feira (03) na frente dos imóveis e não tem previsão de sair dos locais.

Em Cachoeiro de Itapemirim, cerca de 15 mulheres se reúnem na frente do 9º Batalhão, no bairro Coronel Borges. Elas estão se revezando em turnos. Para conseguir ficar no local, elas elas montaram um acampamento com barracas, mesas, cadeiras e outros objetos.

O namorado e o sogro da atendente comercial Jéssica Medeiros, 20 anos, são da Polícia Militar. Ela fez parte do primeiro turno de manifestantes. “A criminalidade abaixou muito e infelizmente o governo não dá valor para eles. Estamos correndo para ver se temos uma melhora. Eles não falam nada. Enquanto eles não forem ouvidos vai continuar”, disse.

Fonte: Agência Leia.(Com informações de Victor Muniz e Geizy Gomes)

 

Vitória
nublado
23.8 ° C
24.9 °
23.8 °
94 %
3.1kmh
100 %
sáb
27 °
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também