spot_img
23.3 C
Vitória
quinta-feira, maio 9, 2024
quinta-feira, 9 maio 2024

Roda de Conversa do Projeto Avivar alerta para prevenção do câncer do colo do útero e de mama – Notícias de Barra de São Francisco

“Fui diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos de idade, um câncer de genética (BRCA2) que nos calejou bastante. A nossa família vem lutando contra o câncer há anos. Minha mãe também teve 2 cânceres há 23 anos e, com isso, eu hoje fui convidada para fazer parte desta roda de conversa com o Projeto Avivar para contar um pouquinho da nossa história. Foi um momento gratificante onde pude falar um pouquinho da prevenção ao câncer de mama e também da intervenção da mão de Deus sobre nós.”

Com estas palavras, a empresária Janaina de Lima participou, na tarde desta quinta-feira, 20, da 10ª Roda de Conversa do Projeto Avivar, evento voltado para esclarecimento e conscientização dos idosos e idosas sobre doenças físicas e mentais na terceira idade, e que teve como tema o câncer de colo do útero e mama, na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), perto da UBS Alvino Campos (Pavilhão).

O evento contou com a presença de mais de 20 idosas e idosos cadastrados e teve algumas dinâmicas, como bate-papo entre os vizinhos de cadeira, além de distribuição de brindes e picolés para refrescar o calor.

Sobre o câncer de mama e colo do útero

Exames de diagnóstico para o câncer de mama e câncer de colo do útero são disponibilizados gratuitamente pelo SUS; hábitos saudáveis são fatores importantes de prevenção.

Criada em 1990, a Campanha Outubro Rosa surgiu com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. Agora, esse conceito foi ampliado e adotada a perspectiva de cuidado integral e completo das mulheres.

“Ter uma vida mais ativa, praticar algum tipo de atividade física regular, além de alimentar-se de forma mais saudável, priorizando os alimentos naturais, tais como frutas, legumes e carnes, e evitando os alimentos ultraprocessados, como biscoitos e refrigerantes, são exemplos de atitudes que contribuem para aumentar a saúde e a qualidade de vida”, explica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames de diagnóstico e tratamento tanto para o câncer de mama, quanto para o câncer de colo do útero.

Mamografia 

O exame de mamografia realizado pelo SUS inclui mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos e mamografia diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas, em qualquer idade e também em homens.

A solicitação do exame deve ser feita pelo profissional de saúde, durante a consulta ou em estratégias de busca ativa de mulheres, como a visita domiciliar.

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde/INCA, as estratégias de diagnóstico devem ser formadas pelo tripé – população alerta para sinais e sintomas suspeitos de câncer; profissionais de saúde também em alerta e capacitados para avaliação dos casos suspeitos e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna, com qualidade, garantia da integralidade e continuidade da assistência em toda a linha de cuidado.

Cabe salientar que a estratégia da população alerta para os sinais e sintomas também deve envolver ações de conscientização do próprio corpo, entender sobre as alterações normais das mamas relacionadas ao ciclo menstrual e ao envelhecimento. Assim, não é mais recomendado o autoexame das mamas conforme orientações anteriores em que havia técnica padronizada e periodicidade fixa.

Nessa ação de conscientização, estimula-se que a mulher se observe e realize a autoapalpação eventualmente, de forma que perceba o que é normal e as possíveis alterações, como um nódulo persistente na mama ou um nódulo na axila de aparecimento recente, retração da pele das mamas, mudanças no formato e presença de secreção espontânea pelos mamilos (descarga papilar).

Conforme Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil (2015), o Ministério da Saúde recomenda a implantação dessa estratégia uma vez que os possíveis benefícios provavelmente superam os possíveis danos.

Câncer de Colo do Útero

Já no caso do câncer de colo do útero, a primeira forma de prevenção está relacionada à diminuição do contágio pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). A infecção por HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo, e sua transmissão ocorre principalmente por via sexual, mas pode ocorrer por qualquer contato direto com a pele ou mucosa infectada.

Dessa forma, as recomendações para prevenir o HPV são: usar preservativo em todas as relações sexuais, cuidar da higiene íntima, conhecer o próprio corpo, estando atenta a alterações e realizar o exame preventivo do câncer de colo do útero, para detecção de lesões ainda em fase inicial.

O exame é ofertado pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde e é a estratégia mais adotada para detecção da doença em mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram algum tipo de relação sexual.

Sobre o Avivar

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga Nathália Gama, que atende no projeto.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que serão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Até o momento cerca de 600 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na sede do projeto, no bairro Nova Barra (Vaquejada), das 8h às 11h e das 13h às 17h.

É preciso apresentar os seguintes documentos:  

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e;

Comprovante de residência.

O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidinha.

Modalidades que são ofertadas

Hidroginástica e natação: Clube Vale do Sol

Aeróbica: Escola Municipal João bastos

Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais do Projeto Avivar

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende

Professora de zumba e aeróbica: Elizabete Pereira de Paula (Bete)

Professor de Educação Física: José Augusto Alves

Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior

Professor de Educação Física: André Keller

Médico: Eduardo Jório Machado

Médica da Família: Aline Simões Gama

Enfermeira: Bárbara Augusta Ribeiro Flausino.

Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues

Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara

Nutricionista: Arlete Pereira de Souza

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Roda de Conversa do Projeto Avivar alerta para prevenção do câncer do colo do útero e de mama

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
97 %
0.5kmh
20 %
qui
29 °
sex
27 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
32 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também