spot_img
27.7 C
Vitória
segunda-feira, maio 20, 2024
segunda-feira, 20 maio 2024

Secretária de Educação faz avaliação positiva do Ideb da rede municipal de ensino – Notícias de Barra de São Francisco

O resultado final do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na semana pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), agradou a secretária municipal de Educação de Barra de São Francisco, Delma do Carmo Ker e Aguiar, que classificou como positiva a nota geral, apesar da redução de 0,5 ponto entre 2019 e 2021, passando de 6,7 para 6,2.

“Foram ótimos os resultados que a rede municipal de Barra de São Francisco alcançou na avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) do ano de 2021. Sabíamos que teríamos queda, pois, afinal nossos alunos ficaram praticamente dois anos longe das escolas, mas quando Deus está à frente e uma rede de profissionais realmente quer fazer o melhor, bons frutos chegam”, disse ela logo que viu os resultados.

As séries finais tiveram desempenho positivo, passando de 4,8 para 5,6 pontos percentuais no intervalo de dois anos.

Nesta quinta-feira, 22, a secretária disse que é preciso contextualizar o resultado dentro de uma situação atípica – a pandemia da Covid-19 – que fez com que as condições de ensino fossem totalmente alteradas, com a interrupção das aulas presenciais e a utilização de outros métodos de ensino.

Dia da Família na Escola na EMEF Vicente Amaro da Silva

Importância da família

A participação das famílias dos estudantes na vida escolar também foi apontada por Delma como um fator de enorme importância para a conquista de resultados positivos nas avaliações externas e internas. Ela destacou que, a partir do momento em que os diretores e professores buscaram mais proximidade com as famílias, o resultado passou a aparecer mais.

“Hoje a escola tem que ter essa interação com as famílias, este ano, implantamos o dia da Família na Escola, uma forma muito boa de trazermos os pais para o convívio com os professores e outros profissionais dentro ambiente escolar”, recorda.

Antes, a secretária destacou que nos dois últimos anos, a rede municipal conseguiu se posicionar também de forma muito positiva no cenário estadual, com a conquista do prêmio “Escola que Colabora” por quatro escolas municipais, durante dois anos consecutivos o que confirma uma tendência de evolução mesmo durante o período da pandemia.

“É importante citar que as escolas municipais Santo Antônio e CEFFA Normilia Cunha dos Santos (que é avaliada em outro contexto) além dos melhores resultados, ficaram entre as 10 melhores instituições com maior desempenho no Estado. Junte-se a isso a premiação das escolas Neuza Fernandes da Silva e Otto Saar, em 2021 e a das escolas Luciene Matos Ferreira e Sebastião Albano, que conquistaram o prêmio Escola que Colabora, concedido apenas a 50 escolas do Espírito Santo, por ano”, elogia.

Projeções superadas

“Na verdade, em 2019, todas as nossas escolas haviam superado as projeções do SAEB e, também por isso, não houve grande queda nas notas e algumas até evoluíram, mas dentro de uma avaliação que exige cautela com o resultado final para não perder o foco na qualidade, pois este ano teremos que lidar com índices de reprovação e também de evasão, visto que alguns alunos abandonaram a escola”, comenta ela, referindo-se ao fato de que por Resolução do CEE praticamente todos os alunos foram aprovados, considerando as dificuldades que todos estavam enfrentando para frequentarem aulas presenciais.

“É preciso destacar alguns feitos da nossa rede, como a nota dos anos iniciais, que foi uma verdadeira proeza, evoluindo de 5,4 para 5,6, coisa que poucos municípios conseguiram no Estado”, observa.

Delma comenta ainda que um dos resultados que surpreenderam positivamente foi o Escola Municipal Sebastião Albano, na Vila Vicente, que ficou em segundo lugar entre as escolas da rede.

“A Sebastião Albano vinha com nota praticamente estagnada e, na avaliação do ano passado, evoluiu 0,4 ponto, passando de 6,3 para 6,7, um resultado muito bom. A Sebastião Albano é uma escola que tem um histórico com grande número de alunos com deficiência, eles e os pais gostam da escola e isso torna o trabalho da equipe de lá ainda mais desafiador”, ressalta.

A primeira colocada entre as escolas da rede, no entanto, foi Escola Municipal Santo Antônio, que teve uma pequena queda – 7,6 em 2019 e 7,2 em 2021 -, mas ainda continua com o melhor resultado.

“A Santo Antônio é escola que já tem uma equipe muito forte, uma base boa e conseguiu manter o nível, apesar da pandemia”, observa.

A terceira colocada na avaliação SAEB/IDEB do ano passado foi a Escola Municipal Vicente Amaro, no Campo Novo. Para Delma, o resultado da escola, apesar da queda de quase um ponto, a manteve entre as escolas mais bem avaliadas do município, mas mostrou que as crianças e a equipe tiveram dificuldade durante a pandemia.

A secretária também falou sobre o resultado da Escola João Bastos, que evoluiu de 5,2 em 2019 para 5,6 em 2021 no ensino fundamental 2. Para ela, a evolução da escola é um fator importante, porque ‘ela puxa a rede’, por ter o maior número de alunos, todos adolescentes, da rede.

PAEBES e SAEB anuais

Delma Ker observou que os resultados são animadores, mas podem ter uma queda neste ano, caso o MEC decida tornar a avaliação do SAEB/IDEB anual.

“Como eu disse no início da entrevista, a avaliação do SAEB do ano passado pode não ter refletido a realidade, já que não houve reprovação e a o número de faltas, é um dos componentes da avaliação. Agora, o MEC está querendo fazer nova avaliação ainda este ano, e envolvendo toda a rede, ou seja, do 2º ao 9º ano, então, se isso acontecer mesmo, no final do ano, poderemos ter prejuízos no desempenho dentro do SAEB”, avalia.

Para a secretária a prova, se vier a ocorrer, será já em período chuvoso, o que pode atrapalhar a logística de transporte dos alunos até as escolas.

“A avaliação não é feita em todas as escolas, são algumas delas, selecionadas por vários critérios e quando chega a época da prova, temos que nos mobilizar de forma muito intensa manter a frequência de todos nas datas de provas e evitar que alunos deixem de comparecer para a avaliação”, explica.

Além da possibilidade de nova avaliação do SAEB/IDEB este ano, a secretária salienta que ainda precisa preparar os alunos para as provas do Programa de Avaliação do Ensino Básico do Espírito Santo (PAEBES), que também será realizado ainda em 2022.

Formação continuada

“Felizmente, temos obtido grande apoio nas duas últimas gestões, para dar formação aos nossos docentes, pedagogos e outros profissionais, são vários seminários e cursos realizados com os mais destacados e inovadores profissionais de educação do Brasil. Ontem mesmo, encerramos um ciclo de cinco encontros presenciais, com diretores, pedagogos e professores, sempre trazendo pessoas com enorme conhecimento”, ressalta Delma.

Futuro da educação

Delma Ker falou também sobre o futuro da educação e traçou cenário bastante complicado para o município nos próximos anos devido ao excepcional desenvolvimento que Barra de São Francisco vem alcançando e que tem inflado o número de alunos a serem atendidos na rede municipal.

A secretária salientou também que a complexidade do ensino atual exige cada vez mais trabalhadores especializados, cuidadores de crianças com deficiência, pedagogos, professores, supervisores, enfim, todos que trabalham com a educação precisam ter formação e preparação continua para os novos tempos.

“Como eu já havia dito em outra entrevista, estamos experimentando um crescimento absurdo da procura por vagas nas escolas municipais e isso tende a crescer muito mais nos próximos anos, com a vinda de mais empresas, a construção da malha ferroviária e teremos que construir novas escolas, abrir mais vagas e, com qualidade em um cenário onde já não conseguimos contratar ou formais mais professores, que estão preferindo buscar outras profissões. Temos ainda que adequar a educação aos novos tempos, onde a escola concentra grande parte do atendimento às necessidades dos alunos, para além do ensino em si, como saúde física e mental”, finaliza.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Secretária de Educação faz avaliação positiva do Ideb da rede municipal de ensino

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
28.3 ° C
28.3 °
27.9 °
62 %
3.1kmh
20 %
seg
28 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
28 °
sex
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também