28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

SEMDEGE pede que donos de áreas com potencial turístico procurem a secretaria para entrar no novo mapeamento – Notícias de Barra de São Francisco

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, lançou um apelo aos proprietários rurais que tenham algum local ou produto com potencial turístico, procurem a SEMDEGE para se cadastrar no novo mapeamento turístico do município, que está sendo realizado pela sua pasta.

Para se cadastrar ou receber a visita da equipe da SEMDEGE, basta ligar para o número (27) 99811-7462 (Apenas via Whatsapp) ou para o telefone fixo (27) 3756-2076.

Barra de São Francisco passou a fazer parte, recentemente do “Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras”, uma evolução do antigo Doce Pontões Capixabas.

“Nós queremos convidar a população em geral e, em particular os donos de propriedades rurais que tenham algum local – cachoeira, praia fluvial, pedra, montanha – ou que tenham produtos com potencial turístico, como produção de frutas, bebidas, alimentos artesanais, que procurem a nossa secretária para se cadastrar. Estamos disponibilizando um número exclusivo de Whatsapp e também o telefone fixo da SEMDEGE para recebermos essas informações, disse o secretário.

Ainda de acordo com Guilherme, por determinação do prefeito Enivaldo dos Anjos, a SEMDEGE vai fazer busca ativa pelos pontos turísticos, mas, se a população colaborar o novo mapa turístico do município ficará pronto bem mais rapidamente.

“Hoje, temos pelo menos nove pontos turísticos já consagrados na cidade, mas, sabemos que existem muitos mais e queremos produzir um mapa interativo com o máximo possível de informações sobre nossas atrações turísticas”, declara.

Parceria

O secretário destaca ainda que a implantação do mapeamento turístico terá, não apenas um mapa, mas toda uma estrutura para alavancar o turismo no município, atraindo mais visitantes.

“Vamos buscar a parceria com donos dos pontos turísticos potenciais, servidores municipais, rede hoteleira, entre outros, para oferecer cursos de capacitação, que ajudem os proprietários a tornarem o local ou serviço num empreendimento que traga mais trabalho e renda”, explica Fernandes.

ES agora conta com 67 municípios

no Mapa do Turismo Brasileiro

O crescimento é resultado do trabalho da Secretaria de Turismo, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), com os gestores municipais. Na nova versão, 13 novos municípios passam a integrar o Mapa, que é dividido em 10 regiões turísticas do Estado.

Passam a compor o Mapa do Turismo Capixaba os municípios de Ponto Belo, Pedro Canário, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Marataízes, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte.

O Mapa apresenta o recorte territorial dos municípios que serão prioritariamente trabalhados para o fomento das políticas públicas de turismo.

O instrumento integra o Programa Nacional de Regionalização do Turismo Brasileiro. A atualização do Mapa é fundamental para que os Governos Federal e Estadual conheçam os municípios e possam planejar as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor.

Parabenizo o resultado alcançado, fruto de um trabalho de conscientização e mobilização dos gestores que perceberam o valor do turismo como oportunidade de incremento da economia nos municípios, estimulando a regularização e, agora, usufruindo do conjunto de ações e de investimentos direcionados a estas cidades”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Para integrar o Mapa do Turismo, o município precisa comprovar a existência de órgão ou setor município responsável pela pasta do turismo; existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo; ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo e ter, no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

SEMDEGE pede que donos de áreas com potencial turístico procurem a secretaria para entrar no novo mapeamento

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
76 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também